TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TESES CONTRA E A FAVOR DA CENTRALIDADE DO TRABALHO

Por:   •  5/4/2017  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CURSO: SERVICO SOCIAL

DISCIPLINA: PROCESSO DO TRABALHO

PROFESSORA: JESUS

ACADÊMICO: IVAN PEREIRA SENA JUNIOR

AS TESES CONTRA E A FAVOR DA CENTRALIDADE DO TRABALHO

CAXIAS-MA

AS TESES CONTRA E A FAVOR DA CENTRALIDADE DO TRABALHO

       A centralidade do trabalho para espécie humana é muito importante, pois o homem não simplesmente trabalha mais com o trabalho ele transforma a si próprio, através da relação de produção que ele estabelece entre os demais seres humanos, a natureza e o meio ambiente no qual ele se insere, ele constrói sua própria identidade, sua própria cultura, seus próprios valores e sua própria estrutura sociopolítica e econômica. Então o homem é a construção das suas relações de trabalho, cada sociedade pode ser distinguida através da construção simbólica, material, cultural que elas fazem a partir das relações de produção que elas estabelecem.

      Mas, o trabalho continua sendo a atividade que, de longe, mais ocupa a grande maioria da humanidade. Sendo uma atividade precária, mal remunerada, alienada, em que os trabalhadores, que produzem as riquezas, não decidem o que produzem para quem produzem, e a que preço deve custar o que produzem. ou seja, não há nenhuma participação nesse processo e isso é o cotidiano de bilhões de pessoas em todo mundo.

      Portanto o trabalho não é simplesmente uma característica entre diversas outras. No entanto o trabalho é algo que transforma o homem naquilo que ele é. Porque através do trabalho ele se identifica, ele se transforma e se constrói. Então diante dos argumentos supracitados o objetivo do que foi exposto anteriormente é confrontar a problemática do trabalho na sociedade moderna, em relação a centralidade do trabalho. Pois atualmente a categoria trabalho juntamente com o mundo do trabalho vem sofrendo mudanças na forma  de conceber a realidade social, diferenciando-se do antigo conceito, mais não deixando de ser considerado por alguns a principal estrutura da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com