TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Psicologia Social e Serviço Social

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

INTRODUÇÃO

A finalidade principal desse artigo é fazer uma analise de forma crítica ao sistema inserido no filme Tropa de Elite, que retrata algumas realidades sociais difícil de serem enfrentadas dentre elas estão às drogas que geram diversos conflitos sociais, que unificadas a criminalidade ou a bandidagem trazem a tona o antagonismo do filme e de nossa realidade cotidiana. O mesmo escancara a realidade nua e crua atual de uma corporação policial existente no Brasil que há duzentos anos (Criada em 1808 por D. João VI) vem trabalhando em prol da população no intuito de defendê-la, porém com o ingresso de maus policiais ao longo do tempo tem denegrido a imagem da mesma causando desconfiança na sociedade. A PMERJ tem em seus quadros muitos policiais honestos e valorosos, contudo, os maus policiais existem, como em qualquer organização policial no mundo, e estes policiais corruptos é que são denunciados no filme.

ANÁLISE

Analisando o enredo do filme, observamos abertamente que existe uma grande violação no que diz respeito aos Direitos Humanos. Fundamentos existentes na polícia como parte do governo se faz necessário para uma imediata mudança em relação a algumas atitudes tomadas por eles em nome do Estado. Deve haver uma sintonia entre governo e polícia, para que juntos encontrem soluções plausíveis para a sociedade, de maneira que não tirem proveitos próprios; apesar de existirem diferentes organizações policiais no Brasil, as questões de como os policiais lidam com os cidadãos pobres e marginalizados demonstram uma característica comum a todas elas: o abuso do poder e do uso de agressão física como forma de eliminar um inimigo. Semelhantemente adeptos a essa conduta agressiva e de excesso estão os traficantes que dominam as comunidades.

A narrativa intensa gira em torno de uma Instituição Militar convencional que é apresentada como um órgão que está tomado pela corrupção, isto é: dinheiro vindo do jogo do bicho, propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes, cobrança a estabelecimentos comerciais, instalações irregulares de operadoras de TV por assinatura, dentre outros crimes. Em contrapartida mostra o BOPE, que faz parte da mesma polícia, mas que na prática é completamente diferente, ou seja, é um grupo superior aos demais que foi criado para intervir quando os convencionais não conseguem resolver os problemas. Além de uma grande crítica à corrupção da polícia mostra-se também a hipocrisia da sociedade formada pela classe média-alta, representada por estudantes que fazem trabalhos em ONGs nas comunidades, Eles criticam a violência policial, mas, que acabam contribuindo pelo aumento da criminalidade e que não estão longe da realidade dos marginais, onde os mesmos realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas e na própria universidade, favorecendo assim a violência urbana. Surge então uma linha tênue; A cultura cria o que é proibido socialmente (criminoso, louco) e o rejeita definindo uma fronteira para além da qual tudo é transgressão. Metodologicamente, nossa análise está baseada na “crítica diagnóstica da cultura”.

O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente diante de outros animais; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão” é o que predomina em seu vocabulário.

O QUE É CULTURA

 Comportamentos e conhecimentos cumulativos socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e imitação. É um fazer tipicamente humano, cultura significa cultivar, e vem do latim. É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. A cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), estando em permanente processo de mudança. 

Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. Na portuguesa o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo. Na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura de soja, a cultura do arroz, etc. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações. A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade, seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME?

Bailes com músicas em ritmo de FUNK onde se estimulam tanto erotismo, quanto a própria criminalidade fazendo apologia ao uso de drogas e incitam a violência, exibindo um verdadeiro arsenal de variadas armas, ostentação de poder, corrupção e tráfico de drogas fazem parte da cultura da favela, no filme é exposto um verdadeiro show de bordões militares e de gírias que aos poucos acabaram sendo agregados à nossa cultura, tais como: pede pra sair, tu é moleque, dentre outros. O desejo de obter dinheiro fácil e rápido aliado a falta de melhores perspectivas de vida. O sistema não tem limites e nem tem fronteiras e já faz parte da cultura de grande parte dos policiais e é por isso que muitos policiais honestos são levados à loucura e a um altíssimo nível de stress, prejudicando muitas vezes suas vidas particulares, tamanho o envolvimento com a causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com