TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Sócio-Antropológicas

Ensaios: Abordagens Sócio-Antropológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  5.201 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1 de 10

Assunto: Organizações Socioculturais

Enunciado: Existe um conceito chave para o conhecimento das organizações; o de práticas sociais. Antes, porém, é bom lembrar que as relações sociais articulam-se com os agentes coletivos que constituem o objeto de estudo das ciências sociais. Nesse sentido, são elas as relações de produção, as relações de poder e as relações de saber. Assinale a alternativa correta.

Retorno ao Aluno:

A) A combinação desses três gêneros de relações define o corpo do espaço particular exclusivo

B) Esses espaços demarcam, portanto, processos de transformação de natureza física.

C) Estes processos são enominados de práticas sociais

D) As práticas sociais envolvem dispêndios de energia e movimentação de bens materiais

E) As práticas sociais são conjuntos aleatórios de atividades, em termos gerais, não implicando nas intervenções da realidade.

Questão 2 de 10

Assunto: As transformações da ação do homem

Enunciado: O trabalho é uma atividade exercida pelo homem, seja ela física ou mental é considerada trabalho. No entanto, os bens e serviços que resultam desse trabalho, podem ser vistos, como uma atividade manual ou intelectual, ambas almejam a obtenção de bens e serviços. Nesse sentido assinale a alternativa correta.

Retorno ao Aluno:

A) A organização dos indivíduos incorpora a vida econômica de uma nação ou grupo social, ou seja, aglutina desde a produção, e consumo de bens

B) A produção econômica é considerada como sendo uma das secundárias atividades de um povo

C) Todo trabalho classifica-se em trabalho qualificado

D) Todo Por tanto, o trabalho classifica-se em trabalho não qualificado

E) Não existe trabalho exclusivamente manual ou trabalho exclusivamente intelectual. Há de fato um predomínio para cada tipo de trabalho.

Questão 3 de 10

Assunto: Os bens de consumo e o sistema global

Enunciado: As indagações feitas pela sociedade sobre seus direitos e deveres vão encontrar respostas no uso e consumo dos bens privados e legitimados pelos meios de comunicação de massa. Na esfera política os defensores do sistema global, aposta nos novos comportamentos, onde a televisão substitui o debate político, confrontando com as imagens que são colocadas segundo o caráter ideológico, prevalecendo a propaganda e o marketing. Assinale a alternativa certa.

Retorno ao Aluno:

A) A sociedade tradicional exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo a força física do consumidor.

B) A sociedade neoliberal exercita seus direitos por meio das estruturações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de defesa do consumidor

C) A sociedade neoliberal exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de defesa das empresas.

D) A sociedade tradicional exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de compra e venda.

E) A sociedade neoliberal exercita seus direitos por meio das reivindicações, ou seja, particularmente recorrendo aos órgãos de defesa do consumidor

Questão 4 de 10

Assunto: As instituições sociais

Enunciado: Desde pequeno aprendemos as regras e os procedimentos que devemos seguir na vida

em sociedade. À medida que a pessoa cresce e entende melhor o mundo em que vive, percebe que em todos os grupos de que participa existem certas normas importantes, certos padrões que a sociedade considera fundamentais. Essas regras, instituídas pelos nossos antepassados, receberam modificações maiores ou menores, através do tempo. E a sociedade exerce grande pressão para que todos cumpram essas regras. Ao observar um determinado grupo social (família, a Igreja, a escola ou uma empresa), verifica-se a existência de regras e procedimentos padronizados, cuja importância externa é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. Com base no texto; assinale a alternativa correspondente.

Retorno ao Aluno:

A) As instituições sociais servem também de instrumento de banalização e controle das atividades humanas.

B) As instituições sociais servem também de instrumento de regulação e descontrole das atividades humanas.

C) As instituições sociais servem principalmente como um meio para satisfazer as necessidades da empresa.

D) A instituição é o que está formalizado, não constituindo, sedimentado na sociedade

E) O processo de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, e que têm grande valor social é denominado instituições sociais.

Questão 5 de 10

Assunto: O Positivismo

Enunciado: Para Augusto Comte seria necessário produzir uma ciência que, mediante uma metodologia científica específica, permitisse promover tais reestruturações. Com este objetivo criou a Filosofia Social mais tarde denominada Sociologia bem como, elaborou a respectiva metodologia qual seja, a Filosofia Positivista ou Positivismo. O Positivismo é então uma corrente do pensamento sociológico proposto e idealizado por Auguste Comte, que defende e propõem que os fatos sociais sejam vistos, entendidos e analisados mediante aos aspectos racionais, previsíveis e concretos. Nesse sentido assinale a alternativa correspondente ao argumento do autor.

Retorno ao Aluno:

A) O positivismo menospreza as explicações de cunho racional por não considerar de grande relevância.

B) O positivismo reafirma que as explicações de cunho teológico, metafísico ou transcendental, elevam o homem à categoria de sujeito racional.

C) Em substituição pela crença do sobrenatural, invisível, o pensamento positivista descarta a possibilidade de ser uma nova Religião da Humanidade.

D) O fundamento do pensamento positivista está em acreditar naquilo que é visível e concreto.

E) O pensamento positivista fundamenta-se em desprezar e ignorar a existência dos fatos sociais.

Questão 6 de 10

Assunto: A antropologia de Darcy Ribeiro

Enunciado: Ao tratar dos primórdios da colonização brasileira, o antropólogo Darcy Ribeiro, chama a atenção para o “choque cultural” ocorrido entre os índios e os europeus: de um lado, estavam europeus com suas visões etnocêntricas e de outro, estavam os indígenas com suas culturas próprias. Nesse sentido, ao longo dos séculos houve uma composição da população brasileira, ou seja, ficando conhecida por miscigenação. Assinale a alternativa correta.

Retorno ao Aluno:

A) Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, caipira e caiçara.

B) Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caipira e caiçara. sertanejo, sulino.

C) Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, caipira e caiçara, sertanejo, sulino.

D) Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, sulino, caipira, sertanejo.

E) Para Darcy Ribeiro o Brasil é miscigenado por aglutinar os povos das seguintes origens e etnias: crioulo, caboclo, sulino, sertanejo, caiçara, indígena e negro.

Questão 7 de 10

Assunto: A globalização e os setores econômicos e culturais

Enunciado: Com a globalização, há uma interatividade funcional entre os setrores econômicos, culturais e serviços gerais nas mais diversas partes do palneta em tempo ágil, “às manifestações culturais foram substituídas aos que “dinamizam’ o mercado e a moda: consumo incessantemente renovado surpresa e divertimento”. (CANCLINI, 1995, p. 18). Nesse sentido, precisamsamos atenuar para a camada carente da sociedade que sofre as penalidades da política neoliberal implantada pelo sistema da globalização que em nome do desenvolvimento exclui e demite os trabalhadores, privando-os do trabalho estável. Restando a estes trabalhadores.... Assinale a alternativa que completa a frase.

Retorno ao Aluno:

A) A perfeiçoar-se tecnicamente e intelectualmente.

B) A daptar-se as novas exigências e montar sua própria empresa.

C) A recorrer a outras empresas com pontencial de maior concorrência.

D) A organizar-se em sindicatos, exigindo a manutenção dos seus empregos.

E) Recorrer ao trabalho na economia informal.

Questão 8 de 10

Assunto: A democratização segundo Antohony Giddens

Enunciado: No entender do sociólogo Anthony Giddens (1999, p. 87) a democratização da democracia não pode ser somente local ou nacional – o estado deve ter uma perspectiva cosmopolita, ao mesmo tempo em que a democratização para cima não deve se deter no nível regional. A democratização para baixo requer a renovação da sociedade que se firma na constituição do estado novo democrático. Diante da afirmativa do autor, assinale a alternativa correta.

Retorno ao Aluno:

A) O estado democrático tradicional centraliza o poder.

B) O novo estado democrático objetiva a participação da sociedade por meio do sistema da social democracia.

C) O estado democrático firma-se no poder soberano e absoluto.

D) O estado democrático objetiva a não participação da sociedade.

E) O estado democrático tem como meta a concentração do poder.

Questão 9 de 10

Assunto: As relações de trabalho p

Enunciado: As relações de trabalho são também de oposição e antagonismo, na medida em que os interesses de classe são inconciliáveis. O capitalista deseja preservar seu direito à propriedade dos meios de produção e dos produtos e à máxima exploração do trabalho do operário, seja reduzindo os salários, seja ampliada a jornada de trabalho. O trabalhador, por sua vez, procura diminuir a exploração. Para que isso aconteça o trabalhador utiliza-se das seguintes ferramentas: Assinale a alternativa ERRADA.

Retorno ao Aluno:

A) Trabalhador luta para reduzir a jornada de trabalho,.

B) O trabalhador luta por melhores salários e participação nos lucros.

C) O trabalhador participa de reunião com os patrões para fechar um acordo em prol do lucro das empresas.

D) O trabalhador participa das assembléias do sindicato para discutir os problemas da categoria e adquire maiores conhecimentos.

E) O trabalhador participa das greves em prol da sua categoria e a redução da jornada de trabalho

Questão 10 de 10

Assunto: Questão relacionada a Biblioteca Pearson 5a feira

Enunciado:

Para responder esta questão você deverá ler a capítulo/unidade 04, do livro: Dias, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2012. Disponível na Biblioteca Virtual da Pearson.

Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras (v ) ou falsas ( f )

( ) Para Karl Marx, o conceito de estratificação esta ligado à dimensão econômica.

( ) A expressão estratificação social se refere a divisão da sociedade em estratos, o que quer dizer que seus ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.

( ) Barreira social é toda prática cultural destinada a tornar difícil o acesso de um individuo a uma outra camada social.

( ) Para Max Weber as desigualdades sociais têm as seguintes dimensões: a econômia, a social e a política.

Retorno ao Aluno: O passo a passo para acessar a Biblioteca Virtual de Pearson está disponível aqui na sala de nossa disciplina, logo abaixo da apostila

A) V, V, V, V

B) F, V, V, V

C) F, F, V, V

D) V, F, V, F

E) F, F, F, F

...

Baixar como  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »