TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Empresas

Artigos Científicos: Administração De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A Administração cientifica é um sistema de economizar trabalho, permitindo que as pessoas produzam mais em menos tempo, a mesma se realiza quando a gerencia e os operários trabalham juntos como parceiros e não adversários. Onde os dirigentes definem o trabalho a ser feito, proporcionando às condições apropriadas e as recompensas necessárias para realização do mesmo.

A importância do tempo padrão definido em estudo de cronoanálise é um dos principais fatos considerados, pois o custo do produto estar diretamente associado a este tempo, que é fundamental para qualquer empresa do ramo produtivo no que compete a definições de custos. Outros fatores de impacto observados são: planejamento da produção, definição de carga homem e carga máquina, indicadores da produtividade e qualidade entre outros.

Entrevista com o Gerente de produção, da Empresa PRDFLEX. Que produz artefatos de borracha para linha automotiva. Explorando conhecimentos do mesmo ao que diz respeito na aplicação do estudo de tempos e métodos.

1) Pra você do que se trata o estudo de tempos e métodos?

Ger. Produção

Quando temos uma cotação para desenvolvermos um produto iniciamos o processo de viabilidade deste trabalho para verificarmos se temos condições de processá-lo, após confirmação de que temos como atender o solicitado. Aplicamos esse estudo, Em busca de eliminarmos o que não pode ser detectado na teoria do desenvolvimento.

2) Pode esclarecer o que se trata “Teoria do desenvolvimento”, e exemplificar uma situação que não pode ser detectada.

Ger. Produção

A teoria do desenvolvimento é um estudo que envolve os principais departamentos da indústria focando quais são as condições e limites de cada um para atender o solicitado pela cotação do cliente a determinado produto, como tipo de material, Especialidade de processo Maquina determinada, Demanda entre outros pontos. Os movimentos desnecessários do operador, Às vezes posicionamento de um determinado dispositivo ou componente são situações que somente no processo poderão ser trabalhados e corrigidos.

3) Pode nos informar alguma ferramenta do seu processo que é direcionado ao estudo de tempos e métodos.

Ger. Produção

Utilizamos um fluxograma máster onde envolve todo o processo desde o recebimento da matéria até o fornecimento do produto acabado, temos ferramentas como o FMEA, PLANO DE CONTROLE, MSA, CP/CPK, JES/SOS e mais alguns complementares.

4) Explique uma das ferramentas informadas anteriormente e qual sua ligação com o estudo de tempos e métodos.

Ger. Produção

Bom o JES/SOS é uma instrução de trabalho que tem inicio no try-out do produto e serve de auxilio de verificação para o operador detectar quais os movimentos necessários, tanto humanos como técnico, o tempo padrão de cada ação, e as características que aprovam ou reprovam o produto, e mais outras informações que consideramos fundamentais para uma boa produtividade.

Fluxograma

Relatório de Tempos e métodos.

Frederick Winslow Taylor (1856-1915)

Mais conhecido por F. W. Taylor foi precursor da gestão científica do trabalho e do estudo do tempo e do movimento, ou cronoanálise. Fanático na avaliação dos métodos e seus tempos acreditavam que, desse modo podia melhorar a eficiência produtiva.

Baseando-se nos seguintes princípios:

_ Isolar a tarefa.

_ Selecionar um operador modelo

_ Estudar e cronometrar os movimentos exatos do trabalhador.

_Redesenhar o espaço de trabalho e eliminar os movimentos desnecessários.

_ Treinar o operador com a melhor e mais eficiente maneira de realizar a determinada tarefa.

O objetivo fundamental do estudo de movimentos é a redução ao mínimo de movimentos desnecessários para realizar uma operação. Esse estudo é uma sistemática, empregada para analisar operações, melhorar sua execução e reduzir seus custos:

Em relação aos homens: se estudam os movimentos que executa, reduzindo os movimentos necessários para a execução de uma tarefa, tornando-os simétricos quando possível, usando as duas mãos ou os dois pés sentados em vez de ficar de pé, utilizando dispositivos que reduzam

seus esforços.Em relação a materiais, se estudam os movimentos necessários para que as matérias primas usadas na operação cheguem e saiam ao local de trabalho de maneira mais racional, evitando transportes intermediários desnecessários entre as operações.

Em relação a Métodos e Processos, se estuda cada operação de um processo como uma análise detalhada, para eliminar toda operação desnecessária e com o objetivo de determinar o método mais rápido e melhor para executar cada operação necessária; padroniza o equipamento, os métodos e se determina então o tempo em que um homem pode executar um dado trabalho. O intuito básico deste trabalho é aumentar a produtividade, gerando um beneficio mutuo para operários e indústria.

Com valores históricos e sem a aplicação dos estudos de tempos e métodos que obtém números reais, dificilmente uma empresa poderá aperfeiçoar recursos da manufatura, sem interrupções adversas e fáceis de administrar tendo um processo bem mensurado.

Administração dos Recursos Materiais

Entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com