TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

                                       

 

Atividade de Autodesenvolvimento

                                       ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]

2014

INTRODUÇÃO

Para criar uma agenda 21 temos que observar o quanto nós seres humanos estamos destruindo o meio ambiente. O desenvolvimento o tão chamado progresso que é o crescimento das cidades, das indústrias e os veículos que usamos estão causando benefícios para nós e destruindo e poluindo o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações. Aqui no nosso país, assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país.

DESENVOLVIMENTO

Ao elaborar agenda 21 pensei um pouco também no desenvolvimento sustentável que é um desenvolvimento baseado em atitudes a serem tomadas, agora no presente, que tragam benefícios, mas que não nos afete de forma negativa o futuro, ao contrário. Se sustentar com seus próprios recursos sem agredir tanto o meio ambiente.

Isto pode ser entendido como um processo em que, as restrições mais relevantes estão relacionadas com a exploração dos recursos, a orientação do desenvolvimento tecnológico. A maioria dos recursos naturais é finita, não se valorizava o fato até quando alguns desses recursos começaram a se esgotar e a interferir nos processos de uso dos mesmos.

As graves mudanças climáticas e fornecimento de água devido à falta de chuva devem ser mudados ou a vida da forma que conhecemos deixará de existir. Para que isto ocorra, devem ser pensadas e colocadas em práticas ideias elaboradas a respeito. No caso do meio ambiente, por exemplo, deve-se cuidar das nascentes que fornecem água à população, além de procurar utilizar água racionalmente, evitar piorar o que já está em situação crítica, assim como educar-se com relação a poluir o meio em que se vive.

O mais importante é que o cidadão comum se conscientize, de que as atitudes tomadas agora gerarão impactos no ambiente em que ele vive.

Pequenas ações são fundamentais para tentar amenizar a situação crítica em que vivemos e os recursos naturais que conhecemos não se acabe              Das pequenas ações é que são geradas as grandes, abaixo estão algumas delas que todos nos devemos tomar.

1. Andar de transporte público, como por exemplo, o trólebus.

2. Tempo de banho reduzido;

3. Separar o lixo, para coleta, reciclado do orgânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com