TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegócio: Potência, porém uma ameaça ao meio ambiente

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

Agronegócio: Potência, porém uma ameaça ao meio ambiente

RESUMO

Neste estudo é abordaremos à critica sobre o agronegocio e a politicas usadas para viabilizar o agronegócio, que não só viabilizaram sua orgiem, como sua expansão em todos os quesitos que movimentam o agronegocio. O país é o quarto maior produtor mundial de alimentos, mas isso se tornou uma ameaça, pois somos o país que mais desmata no planeta e é um setor que tornou o país recordista em desmatamento .

Palavras-chave: Critica; Agronegócio; Ameaça.

1 INTRODUÇÃO

O agronegócio avança na trilha econômica e do desmatamento ambiental, se por um lado gera riquezas de outro gera grandes impactos ambientais , contexto visto por Marx, ele analisa que os judeus tenta reaver uma reforma política que fizesse com que o Estado deixasse de se intrometer pela religião, já que na Alemanha, os Estados davam benefícios as igrejas cristã. Além disso Marx faz uma reflexão sobre a luta dos judeus por sua emancipação, diferencia sobre a emancipação humana e política, e conversa com Bauer, tecendo criticas ao seu livro.

2 POTENCIA DO AGRONEGÓCIO

O agronegocio tem se mostrado um efeciente, na pesperctiva economica, mas em se tratando de meio ambiente isso tem se mostrado controverso. “O PIB do agronegócio compreende, além das atividades primárias realizadas no estabelecimento, as atividades de transformação e de distribuição, e por essa razão o agronegócio participa com 23% a 24% do produto interno bruto (PIB)” (Agricultura puxa o PIB 2017. Agricultura, Pecuária e Abastacimento. Web. 23 julho. 2018. http://www.agricultura.gov.br/noticias/agropecuaria-puxa-o-pib-de-2017), mas referente ao meio ambiente tem se mostrado uma das maiores ameaça a fauna e flora do Brasil. Isso precisa ser revisto mais do nunca, e é preciso conciliar o crescimento econômico com um desenvolvimento ambiental.

Pelo ângulo do crescimento econômico é absolutamente animador, mas no quesito ambiental isto tem gerado bastante debate e preocupações diante do impactos ambientais causados pela exploração do meio ambiente. Isso se dá pelo busca incansável de lucro exorbitante e muitos dos empresários desrespeitam as leis ambientais e não estão preocupados com as consequências que podem ocorrer no meio ambiente: desmatamento, extinção da fauna e flora, contaminação do solo e etc.

O Brasil, o agronegócio avança na trilha econômica gerando emprego e renda, e o mesmo tempo uma exploração sem limites do meio ambiente, a floresta cedeu e deu lugar: as fazendas, plantações de milho,soja,cana de açúcar e etc...

2 PAPEL DO ESTADO

“O agronegócio tem crescido à sombra do Estado. Sua importância aumenta também conforme crescem”(SAUER,Sergio. O dinheiro público para o agronegócio. Em< https://diplomatique.org.br/dinheiro-publico-para-o-agronegocio/> Acesso em: 22 julho 2018.) O agronegócio e financiado pelo estado e o mesmo é refém do agronegócio, pois tem ao seu lado uma bancada ruralista que defende apenas interesses do agronegócio, tornando o estado um escravo de seus interesses.

Contudo a bancada ruralista tem se mostrado fiel ao estado “Grupo parlamentar foi um dos principais aliados de Michel Temer para impedir que a denúncia contra o presidente fosse julgada no STF.”(SASAKI,Fabio. O poder da bancada ruralista no Congresso. Em< https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/o-poder-da-bancada-ruralista-no-congresso//> Acesso em: 22 julho 2018.).Isso se dá pela trocas de favores que há entre o estado e o congresso(bancada ruralista), Para que o voto dos ruralistas fosse favorável ao presidente, Temer acenou com medidas favoráveis ao setor, como o apoio na mudança de leis que atendam os interesses dos grandes proprietários e a facilitação do financiamento rural. .”(SASAKI,Fabio. O poder da bancada ruralista no Congresso. Em< https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/o-poder-da-bancada-ruralista-no-congresso//> Acesso em: 22 julho 2018.).

A bancada ruralista é uma das maiores e mais atuante dentro do congresso nacional, esta é composta por mais de 200 parlamentares de diversos partidos, isso só na câmera dos Deputados. Eles visam o interesses do agronegócio e visam pautas que beneficiam e dão garantias para o agronegócio continuar seu legado sem grandes interferências.

Contudo, a bancada ruralista tem um papel fundamental nas políticas públicas que defendem o estimulo do agronegócio, “De modo geral, reivindica a ampliação do financiamento rural e a flexibilização da legislação trabalhista e criticam as legislações ambientais e a reforma agrária.” .”(SASAKI,Fabio. O poder da bancada ruralista no Congresso. Em< https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/o-poder-da-bancada-ruralista-no-congresso//> Acesso em: 22 julho 2018.).

Essas políticas tem como base a necessidade crescente de para buscar um superávit na balança comercial, ou seja, sempre a busca de ganhos e mais ganhos, não importando como são esses ganhos, se agridem ou não o meio ambiente. “ Constantemente vemos notícias veiculadas dando conta de diversos impactos ambientais provocados pelas atividades afetas ao agronegócio, com danos praticamente irreversíveis ao meio-ambiente. Uso intensivo de agrotóxicos e a consequente contaminação de rios e lençóis freáticos, queimadas sucessivas que degradam o solo, assoreamento dos rios pelo desrespeito à proteção das matas ciliares e o desmatamento desordenado que provoca erosão e desertificação de áreas inteiras, são alguns exemplos conhecidos.” .”(DOS SANTOS,Marcos Alex Silva. O financiamento do agronegócio e a responsabilidade dos agentes financeiros nos impactos ambientais. Em< https://jus.com.br/artigos/22207/o-financiamento-do-agronegocio-e-a-responsabilidade-dos-agentes-financeiros-nos-impactos-ambientais///> Acesso em: 22 julho 2018.).

O estado financia o agronegócio, com taxas de juros baixíssimas. Perceba-”se que o estado ajuda de forma direta e indireta o agronegócio tornando o juros baixo para o financiamento do mesmo,” A redução está de acordo com as alterações promovidas nas regras do Crédito Rural por meio da Resolução CMN 4.597, publicada em 28/08/2017. Além das linhas de custeio para produtores pessoa física, cooperativas e agroindústrias, a promoção com taxas especiais será direcionada também para as operações de comercialização e industrialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com