TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme O Germinal

Por:   •  25/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

O filme germinal retrata de forma fidedigna a exploração do trabalho a partir do modo de produção capitalista visando o lucro do patrão enquanto os funcionários recebem um pequeno salário com o qual não conseguem nem mesmo sustentar a sua família e garantir as condições básicas de sobrevivência para ela. Em paradoxo a esse contexto vivenciado pelo proletariado temos a burguesia que vive com diversos luxos, regalias, banquetes, festas, entre outros; alheio às necessidades destes que vivem ao seu redor como se estivessem numa bolha onde nenhum problema existisse fora dali, demonstrando um total descaso para com eles.

Desse modo, fica nítido no filme a oposição entre as necessidades humanas e sociais caracterizado através da exploração dos trabalhadores pelos patrões nas minas de carvão com condições precárias de trabalho, pelos baixos salários recebidos e pela miséria em que viviam reflexo das transformações impostas pelo modo de produção capitalista que vigorava na época.

Este modo de produção capitalista ao qual os trabalhadores eram submetidos pelos seus patrões tem a sua motivação na busca incessante pelo lucro de forma a fazer com que o capital investido retorne e com excedente possa investir ainda mais, sendo a obtenção do lucro a função principal do capitalismo e sem o qual ele não pode subsistir.

O lucro obtido pelo capitalista, diferentemente da forma tradicional da obtenção do lucro feito pela diferença entre o valor da compra de uma mercadoria e o valor de sua venda, conquista-se por um acréscimo de valor ao produto final ao qual Marx vai chamar de “mais valia”. É nesse contexto que a força de trabalho vai assumir o valor de uma mercadoria, a qual o capitalista pagará um preço por ela que chamamos de salário definido pelo tempo de trabalho executado pelo proletariado de forma a satisfazer as suas necessidades primordiais. Porém, a forma como essa força de trabalho vai ser utilizada a torna de uma certa maneira especial pois, ela cria um valor superior ao de troca do trabalho que vai ser pago ao funcionário fazendo assim com que capitalista ganhe mais do que está pagando por esta força de trabalho, a este excedente denominamos “mais valia”.

Este conceito está presente de forma muito significativa no filme, ao percebermos a quantidade de carvão extraído das minas, as jornadas de trabalho extremamente longas e as condições precárias que os empregados vivem, podemos constatar que estes recebem um valor inferior ao que estão produzindo, logo a companhia utiliza-se da mais valia deles em sua produção. É desta relação de exploração do capitalista sobre o proletariado que se funda o modo de produção capitalista.

O jovem trabalhador Etienne que vai chegar à mina em busca de emprego ao se deparar com as condições oferecidas para o trabalho vai se chocar e começará a levantar entre os trabalhadores a indiferença do sistema capitalista em relação a eles. A partir das ideias levantadas por esse jovem, cansados da fome que os assolava e também revoltados com uma nova norma da companhia em relação as escoras que diminuiam os seus salários, os operários decidem se organizar fazendo um fundo de renda para financiar uma greve em protesto a todas as condições e descasos por parte da companhia ao qual eram submetidos. Esta organização classista por meio dos trabalhadores lhes proporciona condições para negociar com o capitalista o preço da única mercadoria que possuem que é a sua força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com