TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.778 Palavras (16 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL[pic 2]

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - FSSO

DISCIPLINA ANTROPOLOGIA

PROF SILOÉ AMORIM

JAMILLY ALEXSANDRA DA SILVA

RELATÓRIO FNAL DA DISCIPLINA-

ANTROPOLOGIA

Maceió/AL

2014

[pic 3]

JAMILLY ALEXSANDRA DA SILVA

RELATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA-

ANTROPOLOGIA

[pic 4]

Maceió/AL

2014[pic 5]

RESUMO

Este trabalho apresenta o relatório final da disciplina de Antropologia, cujo objetivo é disponibilizar a compreensão do aluno de uma disciplina que lhe foi dada durante quase cinco de meses de aulas. Portanto neste relato discute-se a história da ciência antropológica, os seus três principais campos de estudo: a cultura, identidade e etnocentrismo, e por fim, o seu método de pesquisa que lhe diferencia das outras ciências humanas e sociais. a etnografia..  Destacando o quanto essa disciplina é importante na compreensão do outro. Esse outro é alguém diferente de mim em que busco compreende-lo por meio de duas diferenças culturais.

Palavras-Chaves: Antropologia. História. Cultura. Etnocentrismo. Identidade. Etnografia.

[pic 6]

SUMÁRIO

1   INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------5

2   HISTÓRIA E CAMPOS DE ESTUDOS DA ANTROPOLOGIA -----------------------6

2.1.1 Filmes e Artigos-----------------------------------------------------------------------------------9

2.1.2 Etnografia ------------------------------------------------------------------------------------------10

2.2   OBJETIVO GERAL-------------------------------------------------------------------------------11

2.2.1 Objetivos específicos ----------------------------------------------------------------------------11

2.3    METDOLOGIA-----------------------------------------------------------------------------------11

2.4   PROCEDIMENTOS-------------------------------------------------------------------------------11

2.5  RESULTADOS-------------------------------------------------------------------------------------12

3    CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------13

      REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------14

[pic 7]


1 INTRODUÇÃO

        O estudo da antropologia se detém sobre as relações culturais, sociais e políticas que os homens estabelecem entre si, e isto me possibilitaram o alargamento do meu olhar sobre o mundo, me fornecendo instrumentos teóricos para que eu (e todos que tiveram a disciplina) possa analisar com maior discernimento e com um olhar relativizador complexa realidade social, enquanto futura assistente social.

        Ao longo desse artigo, busco apresentar o meu relato e minha compreensão da experiência com a disciplina de antropologia na Universidade Federal Alagoas, de forma que fique claro para quem vier ler o mesmo que esses meses foram de grande aprendizado e importante para mim, sobretudo, devido ao conhecimento que adquiri do percurso histórico dessa ciência, da sua peculiaridade de tratar a cultura, a identidade e o etnocentrismo, e principalmente o seu método característico de apreensão da realidade e das alteridades das sociedades, o trabalho etnográfico.

RELATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA-

ANTROPOLOGIA

2 HISTÓRIA E CAMPOS DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA

        No segundo semestre desse ano, 2014, fiz a disciplina de Antropologia na Faculdade de Serviço Social, da Universidade Federal de Alagoas, ministrada pelo professor Doutor Siloé Amorim. É uma disciplina muito bacana que trata especialmente de compreender o “outro” e o diferente.

        Logo no inicio das aulas lembro que foi discutido em sala de aulas sobre a importância e qual a relação da antropologia com a tarefa do assistente social. Por ser uma profissão que lida e tem contato direto com diversas pessoas que possuem pensamentos, personalidades e hábitos diferentes, dessa forma, a antropologia, que pode ser vista como uma chave para compreensão do homem, pode nos auxiliar nessa tarefa de lidar com outros diferentes de nós.

        Assim as aulas da primeira etapa da disciplina se pautaram em fornecer aos alunos uma introdução à antropologia, explicitando as principais teorias, escolas e a história da disciplina, demonstrando que seus principais campos de estudos são a cultura, identidade e etnocentrismo, bem como as aulas tinham o intuito de relacionar à disciplina a área de formação e ao cotidiano dos alunos. E essas aulas foram primordiais para que nós alunos compreendessem a importância e a história da ciência antropológica e, principalmente, para que nós percebêssemos e valorizássemos a diversidade cultural e ter um olhar relativizador do mundo há nossa volta.

        Nas primeiras aulas da disciplina lemos e discutimos o livro “Antropologia: uma introdução” de David Siqueira onde tivemos contato com alguns grandes teóricos dessa ciência tais como: Franz Boas, Radcliffe-Brown, Malinowski, Mauss, Lévi-Strauss e outros.

        Pessoalmente, compreendi por meio das aulas e dos textos a antropologia como uma ciência que busca conhecer as diferenças culturais e alteridades dos seres humanos, ou seja, estuda a totalidade das manifestações humanas. E estudá-la me fez compreender que não existe uma sociedade superior a qualquer outra toda cultura tem sua particularidade, importância e é coerente em si mesma. Porém para podermos perceber a diferença/ alteridade precisamos de uma dimensão comparativa, das relações, de estudar o outro em relação a nós mesmo. Comparando as culturas notamos as alteridades. Os aspectos relacionais da antropologia são: entre o homem com o homem, entre culturas, entre homem com a sua cultura e das culturas com meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com