TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE RIO CLARO

INSTITUTO DE ENSINO - UNIDERP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

“Assistente Social e o mundo contemporâneo.”

Ângela Karina Marques 3885776211

Elizabeth Nicoletti 4361844647

Luana Chagas 1299893940

Marcelo Correr 4948931593

Mariane Perinotto 3885776307

Vilma Spricigo 4311810231

Professora: Ms.Elaine Cristina Vaes Gomes.

Rio Claro Novembro/2013.

Assistente Social e o mundo Contemporâneo.”

Resumo: O Serviço Social tem sua origem na Igreja Católica com ações caritativas, também passa por ações filantrópicas e chega aos dias atuais como profissionais inovadores, buscando competência para ações eficazes.

Palavra chave: Serviço Social, Filantropia, Mundo Contemporâneo.

Abstract: The Social Services has its origin in the Catholic Church with charitable works, also passes through philanthropic and reaches the present day as innovators, seeking competence for effective action.

Keyword: Social Service, Philanthropy, Contemporary World

INTRODUÇÃO:

No presente artigo observamos que o Serviço Social passa por diversas fases começando com ações caritativas, depois filantrópicas que ainda fazem parte da nossa realidade como assistentes sociais.

Mas não estagnando buscando inovações, conhecimentos para então poder transformar em um profissional que atenda as demandas do mundo contemporâneo.

Assistente social e o mundo contemporâneo.

1.Durante o percurso do Serviço Social observamos suas características quando a pratica ainda era caritativa sendo influenciado pelas doutrinas da Igreja Católica,tendo também os princípios na filantropia.

Porém na atualidade o Serviço Social foi se modificando e sua atuação juntamente onde as demandas do assistente social mudaram tornando a cumprir as necessidades e as exigências contemporâneas na contradição da vida capitalista.

Hoje o assistente social formula e participa de políticas publicas, bem como a atuação na gestão de políticas publicas o assistente social nos dias de hoje modificou sua forma de atuação buscando responder as exigências da sociedade.

O Serviço Social também pode trabalhar juntamente com o Estado na questão social, pois durante todo percurso da humanidade houve mudanças no mundo do trabalho. Enfatizando que o Serviço Social sempre teve sua base na questão social da sociedade capitalista, onde o trabalho se torna coletivo, mas os resultados são privados.

Tendo uma sociedade submetida a interesses onde há direitos sociais para todos, mas não são disponibilizados, onde a desigualdade tem um grande índice no nosso país.

Por isso que se torna indispensável à atuação de profissionais assistentes sociais nos dias de hoje.

A realidade do nosso mundo de hoje exige profissionais capacitados que estejam em contato direto com questões sociais, sendo capazes de desenvolver propostas inovadoras. Para o assistente social de hoje seu maior desafio é a falta de renda que afeta a sociedade e juntamente com o estado que se encontra com poucas verbas e seus serviços muita das vezes são atrasados onde a responsabilidade social sai em parte do governo e passa a sociedade civil onde passamos por uma refilantropização social.

2. A filantropia é um sinônimo de caridade com o objetivo de ajudar as pessoas , e acontece de diversas maneiras através de ONGS,podendo também ser praticado em igrejas, hospitais, clubes de serviços como Rotary,Lions e Leões do Brasil.Mantendo a visão da Igreja Católica que baseava-se o Serviço Social com a ajuda ao próximo ,buscando o amor e a caridade.

A filantropia e a assistência social estavam interligadas as praticas da caridade no Brasil, oferecendo abrigo, roupas, alimentos aqueles rotulados como pobres e desvalidos da “sorte”.

Filantropia tem sua origem grega , que tem como significado “amor a humanidade”.Hoje em dia filantropia esta bastante ligada ao terceiro setor ,ou aquelas pessoas que o governo não consegue chegar.A filantropia foi um passo em direção a responsabilidade social ao longo de varias evoluções.

Muitas empresas acreditam estar sendo socialmente responsáveis, mas na realidade praticam caridade e paternalismo.

Porem a pratica assistencialista é “obrigação” do governo com os cidadãos, ou seja, aqueles que não têm moradia proporcionando um lugar são uma pratica não para eliminar a causa, mas sim para controlar ou amenizar determinada situação não se preocupando com a erradicação das causas ou males sociais.

A pratica Assistencialista é a ação de pessoas,organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto as camadas mais pobres;também é uma pratica de dominação,sendo uma ação emergencial.A própria Lei Orgânica de Assistência Social(LOAS) reconhece ,em seu artigo 15º,a legitimidade das ações emergenciais pois é preciso suprir as necessidades básicas e emergências do usuário.

Diante de todo processo que o Serviço Social passou começando com a Igreja Católica com ações de benevolência e ajuda, onde as damas da sociedade praticava a caridade. E logo depois ações filantrópicas que agem de forma paliativa não na causa do problema.

Porém diante da realidade do mundo contemporâneo nosso grupo faz uma reflexão constante sobre a atuação do assistente social e argumentamos se nossa profissão ainda esta ligada com a filantropia ou assistencialista novamente. Devido a tantas propostas exercidas pelo governo através de programas como bolsa família ,auxílios que muita das vezes não agem solucionando o problema mas sim somente amenizando determinada situação.

Por isso o assistente social deve ser um profissional inovador buscando conhecimento e analisando a origem de cada problema social, tentando agir de forma eficaz para então não ser visto apenas como a “moça boazinha que ajuda os pobres e dá cestas básicas”. É preciso que a sociedade veja o assistente social de outra maneira.

É através da ação deste profissional assistente social procurando garantir direitos àqueles que se encontrão em situação de vulnerabilidade, levando a emancipação das famílias. Se então a ação do assistente social for eficaz produz sujeitos livres críticos buscando seus direitos.

3. O assistente social trabalha em organizações privadas podendo atuar nas áreas de recursos humanos, no gerenciamento, planejamento estratégico, relações interpessoais qualidade de vida do trabalhador, programas de prevenção de riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com