TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  4.242 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno (a): Rodrigo

Atividade de Aprofundamento

Caro aluno,

Os estudos de etnografia urbana dividem-se em duas correntes (a primeira corrente que estuda os problemas dos países da periferia do capitalismo e a segunda que se dedica ao estudo dos países do centro do capitalismo). O primeiro tipo está focado nos aspectos desagregadores dos processos de urbanização.

 

Nesta atividade você deve construir um texto, com base na primeira corrente, demonstrando quais são os temas (problemas), qual é o lócus (local) desse estudo e porque esses processos desagregadores acontecem.

Disserte no mínimo 20 linhas.


Megalópoles: pequenas demais para muitos

Analisando parâmetros e os cenários atuais, compreendemos a necessidade do Homem inserir-se nos contextos sociais e se comunicar – socializar -  com os demais. Percebemos que a cultura está moldando seu caráter e sua maneira de agir. E de fato, não tem como “invisibilizar” o impacto que as correntes culturais contemporâneas causam no Homem e sobre a sociedade que está inserido.

Encontramos, no entanto, sobre a primeira corrente que estuda a etnografia urbana, pontos que podemos ressaltar, nos quais inviabilizam a completa interação e igualdade social nas grandes metrópoles urbanas, estes, os quais focam nos aspectos desagregadores dos processos de urbanização.

Insatisfação é algo natural em grandes cidades. As pessoas sofrem, muitas vezes, por causas que existem e que são soluções de muitos problemas, porém, a parcialidade de acesso a esses meios, ou a mediocridade de alguns órgãos vitais de uma sociedade, torna a vida difícil para milhares de pessoas, e, o que deveria ser a solução de um problema, torna-se a raiz de mais um problema.

Podemos citar a dificuldade de transitar nas grandes cidades brasileiras com ajuda do transporte público ou então o atendimento público de saúde oferecido, os quais, ambos, são de péssima qualidade. Mas o fato que agrava estes e outros problemas das grandes cidades, é que a cidade cresce descontroladamente e continuará crescendo, pelo menos por alguns anos da mesma forma. Cada vez mais surgem pessoas de todos os locais e, consequentemente, cada vez menos temos meios suficientes para atender rigidamente tanta demanda.

Sendo assim, compreendemos que a urbanização é cada vez maior e mais necessitada, porém, acaba por fatores diversos não atingindo e não sendo acessível a todas as pessoas. Isso não é um problema apenas da administração pública, mas também das raízes socioculturais da sociedade na qual hoje estamos inseridos e inertes a suas evoluções e ao avanço capitalista, que distancia ainda mais as possibilidades dos carentes às oportunidades e enriquecem cada vez mais aqueles que já estão fartos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com