TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  2/7/2015  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

2)

        O processo civilizatório, na visão de Norbert Elias não é natural pois seria uma organização humana, os homens não são civilizados naturalmente,mas possuem uma pré-disposição, comportamentos e condições que a tornam possíveis.

        Esse processo civilizatório, pensando nos processos históricos não significam somente o progresso, mas também ascensão, apogeu, declínio da sociedade. A sociedade pode melhorar,aprimorar seus conhecimentos e tecnologias como também regredir.

        Figuração é um conceito feito e que na sua formação somente os seres humanos podem utiiza-lo,pois se refere ao seu aspecto de relação, precisam de outro ser humano para interagir. Por exemplo, como uma sociedade transmite seu conhecimento e sua tradição a cada geração. O ser humano utiliza as figurações uns com os outros. Norbert Elias vai usar as quatro dimensões, espaço-tempo, para dar o significado a essa figuração, ele usa as três dimensões da física ( espaço) com  a quarta, que é o tempo para explicar o mundo e mais uma quinta que é o simbolismo (linguagem). A qual sem ela o homem não seria capaz de se comunicar com o outro, e nem de se orientar no mundo, esse individuo estaria fora de todas as figurações humanas, não seria um ser humano, não seria capaz de se relacionar com o outro , seria como um animal. As figurações são transformações, relação que parte de um individuo e vai para o coletivo. Um grupo de pessoas podem formar diferentes figurações dentro de um mesmo processo, “(...) diferentes seres humanos singulares podem formar figurações similares, com certas variações (família, cidades, países)” (p.27)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com