TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Trabalho Universitário: Antropologia Cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: Bacharelado em Administração

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente os enunciados das questões e responda:

1. Conforme você estudou na disciplina, o trabalho de campo da Antropologia pode ser considerado um deslocamento em que o estudioso "mergulha" na cultura do outro. Pensando na articulação teórico-metodológica e na sua realidade, elabore:

a)Dois argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional. (1,0 ponto)

1º Na área da administração, é importante ter o conhecimento de como as sociedades de diferentes nações, povos, culturas se configuram, regem e interagem com outras. Deste modo, se conseguirá gerir, com maior habilidade e melhor desempenho, uma vez que estes valores humanos estarão presentes não só nos clientes externos das empresas, ou seja, os consumidores dos produtos e serviços, mas também nos clientes internos, a saber, os funcionários e demais colaboradores.

2º A forma de negociação e as leis mudam de um país para outro. Por isso precisa-se conhecer o perfil das nações para obter sucesso.

b) Um texto de no mínimo 08 linhas, exemplificando como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro. (1,0 ponto)

Talvez algo que possa facilitar o relacionamento, “entender melhor” o colega de trabalho em certas situações, é conhecer a sua cultura. Por cultura entende-se a história de vida, suas crenças, dogmas, valores, princípios, necessidades básicas e supérfluas, crenças e ideais.

Somente mergulhando na cultura do outro, descobrir o que a pessoa já viveu, sua história, forma de entender a vida, seus princípios, valores, seus sonhos, suas frustrações se pode compreender sua forma de ser e de se mostrar na vida.

c) Um texto de no mínimo 08 linhas, explicando o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano. (1,0 ponto)

A Antropologia Cultural ocupa-se das diversas formas de cultura que o homem desenvolveu ao longo do tempo biológico. Estuda os hábitos, rotinas ou costumes, crenças, religiões, relacionamento familiar, manifestações artísticas, etc Os vetores essenciais de abordagem são o desenvolvimento da cultura, os povos e a organização social.

A antropologia física ou Biológica difere, pois se dedica ao estudo da diferença biológica relacionada com o crescimento, os grupos sanguíneos e outras características fisiológicas presentes nos grupos humanos.

2. Faça uma experiência de etnógrafo/a e etnólogo/a semelhante à de cidadãos intelectuais orgânicos como Heródoto na Antiguidade ou como os navegadores, missionários, viajantes, comerciantes, militares e administradores coloniais em seus Relatos de Viagens - Cartas, Diários, Relatórios etc. na Idade Moderna.

Para essa dupla experiência, registre algumas etnografias realizando uma pesquisa de campo e exercite uma análise etnológica você também.

a)Escolha uma produção cultural da comunidade onde você vive ou região próxima, apresentada nos desfiles ou atividades similares no carnaval 2012. Faça, então, um relato etnográfico dos componentes da cultura local encontrados. (Pode coletar materiais fotográficos, reportagens de jornais e realizar entrevistas com os autores sobre os vários componentes da cultura local ou externa presentes nas alegorias e fantasias ou no samba enredo, na culinária, sistemas de organização, etc.) Seu relato deve ter no mínimo 10 linhas. (3,5 pontos)

A Escola de Samba Vila Brasil fez a abertura do carnaval de rua 2012 de Santa Maria (RS), ocorrido em 17 de março, houve homenagem à imigração italiana. A tradicional Escola de Samba Vila Brasil teve como tema ”Vila Brasil canta e encanta suas emoções à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com