TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Monografias: Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

1. A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em:

<http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>.

Acesso em: 27 mar. 2014), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

R: A Antropologia pode ser entendida como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo outro.

A Antropologia Cultural tem como conceito a cultura, o espelho do homem refletido na sociedade, ou seja, é uma ciência que nos proporciona conhecer, estudar, investigar as culturas no tempo e espaço, a origem, evolução costumes, crenças, rituais, religião língua e instituições culturais da espécie humana. Assim podemos conhecer e entender melhor a nossa cultura e a dos outros. E aprendemos que as pessoas tem a capacidade de classificar experiências e de transmiti-las, cada uma com sua particularidade ou coletividade. Permite-nos interpretar as sociedades humanas.

2. Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural” disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 27 mar. 2014). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

R: A transformação do olhar proposta pela antropologia é, como diria Heráclito de Éfeso, “não se postura entra duas vezes no mesmo rio” (Chauí, 2010). Isto quer dizer que o fazer antropológico demanda uma relativização do olhar, um traquejo maleável da percepção e, acima de tudo, uma compreensão da totalidade em que está composta a realidade através dos elementos culturais diversos.

Quando no vídeo o apresentador diz que “é preciso que o crescimento populacional de Florianópolis seja ordenado e acompanhado de um sentimento de respeito e valorização da cultura local”, ele quer dizer que a mudança de olhar deve ser entendida como uma quebra de paradigmas e dogmas que possam tornar nossa visão turva ante uma miscelânea cultural existente. Isto é necessário para possibilitar a mudança de posição – proposta pela antropologia do homem enquanto sujeito cultural e proporcionar a empatia em relação ao outro!

3. A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento do homem sobre o homem (LAPLANTINE, 1995, pág.13), e a reflexão a respeito da diferença. A partir do que foi estudado na disciplina de Antropologia Cultural, explique esta colocação em um texto fundamentado de no mínimo 08 linhas. (2,5 pontos)

R: Precisamos aceitar que o outro existe, conhecê-lo e reconhecê-lo. É preciso perceber que somos apenas uma das culturas possíveis, e não a única. Conhecendo as diferentes formas de lidar com o mundo, as diferentes respostas dadas pelas mais diversas culturas é que se pode relativizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com