TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Opinativa Sobre a Validade da Balança de Poder nos Dias Atuais

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

"A teoria do equilíbrio de poder cresceu a partir de muitos séculos de multipolaridade e algumas décadas de bipolaridade. Hoje, o mundo é caracterizado por uma unipolaridade sem precedentes. A teoria do equilíbrio de poder, portanto, não pode fornecer orientação para o mundo em que nos encontramos". (Meicen Sun,2014)

O debate do equilíbrio de poder sempre esteve em pauta na área de Relações Internacionais, sendo assim, esse tema não se abstêm, somente se adapta a pesquisa de acordo com o momento enfrentado pelo mundo. O equilíbrio de poder, como sugere Waltz, é um "resultado" - uma variável de resultado que reflete o efeito causal das variáveis explicativas que são, em sua teoria, anarquia e distribuição de poder no sistema internacional.[1]

A partir desse argumentação e baseando no Balance of Power Theory in Today’s International System da autora Meicen Sun, a analise opinativa parte do pressuposto de Mearsheimer afim de demonstrar a validade da balança de poder nos dias atuais. John Mearsheimer afirma que os estados preocupados com o equilíbrio de poder devem pensar em termos de ganho relativo e não absoluto - ou seja, sua vantagem militar sobre os outros, independentemente de quanta capacidade cada um deles tenha. A lógica subjacente aqui é ao mesmo tempo intuitiva - um sistema de autoajuda e estados interessados, "quanto maior vantagem militar um estado tem... mais seguro ele é" (Mearsheimer 1994-95, 11-12).

Após a Guerra Fria, aparentemente as preocupações referentes ao poder militar diminuíram, o que antes representavam uma polarização e uma balança de poder entre dois países, hoje se tornou uma preocupação econômica.

Com a grande ascensão dos Estados Unidos, o mundo viveu anos de uma unipolaridade fortalecida, que vem decaindo ao passar dos anos, o equilíbrio de poder neste quesito foi cada vez mais afastado, uma vez que um país em especial tomava decisões perigosas e mesmo assim não era barrado. Com o crescimento acelerado da China e de outros países menores, a unipolaridade pertence menos ao país norte americano. Mesmo assim, a balança de poder não se fortificando visto que países ainda tomam decisões predominantes no sistema internacional.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com