TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ações de Tecnologias da Informação

Por:   •  16/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS

As Ações de Tecnologia da Informação no

 Centro Educacional Senhor dos Passos

Cursistas: Adriana Sousa de Azevedo,

                                                                                                             Alga Teixeira Borges e                    Rejane Rocha

Tutora: Hosana Gonçalves

[pic 1]

Camaçari – Bahia

Agosto/ 2018

INTRODUÇÃO

“As políticas educacionais se concretizam e se tornam visíveis mediante a implementação de programas, ações e projetos específicos e com recursos vindos de diferentes fontes. O FNDE canaliza os recursos financeiros para programas e ações educacionais que seguem as diretrizes do MEC, visando garantir educação de qualidade com acesso a todos” (Caderno de Estudos do Curso Competências Básicas, 4a ed., atual, pp83,84). A sociedade moderna tem sido bombardeada constantemente com informações vindas de diversas formas e a escola enquanto instituição não está fora dessa transformação.

A Constituição Federal de 1988  no artigo 205 diz que: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". Pensando nisso, surgiu  a necessidade de se adequar a essa nova realidade , o governo criou o Programa Proinfo para promover a inclusão digital nas escolas e da comunidade escolar.  

A  modernidade trouxe novas formas de viver, se comunicar, aprender, e em consequência, de ensinar.  Em um mundo onde a informação está disponível a todos e está em constante transformação o papel do professor deve ser repensado assim como o método de ensinar, pois atualmente os professores  tem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso. Dessa forma e pensando nessa problemática é que o presente trabalho visa fazer uma reflexão sobre:  As Ações de Tecnologia da Informação  no Centro Educacional Senhor dos Passos

A POLÍTICA DO ATUAL GOVERNO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO E O PAPEL DO FNDE NESSA POLÍTICA

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica do nosso País visando garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros, como a alimentação escolar, livro didático, transporte escolar e muitos outros. E sabendo disso, a política atual do Município de Camaçari que demonstra uma preocupação em relação à melhoria na qualidade de ensino, retoma a parceria com o FNDE que tinha sido interrompida e, depois de alguns anos sem receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a Prefeitura de Camaçari voltou a ser inserida no programa nessa gestão atual.

A ATUAÇÃO DO FNDE EM SEU MUNICÍPIO E OS PROGRAMAS QUE ELE DESENVOLVE

O município de Camaçari tem uma boa relação com o FNDE, exemplo disso foi a atualização do Plano de Ações Articuladas (PAR). Que é através deste plano que o município consegue fazer a adesão dos programas do Governo Federal. Uma realidade que a dois anos atrás não estava acontecendo porque o mesmo ficou durante um bom tempo com esse Plano de Ações Articuladas desatualizado sendo impossibilitado de fazer as adesões e aquisições dos programas ofertados porque estava com essa planilha no sistema do governo federal “parada”.

Após a atualização desses dados nas planilhas o município hoje é comtemplado com os seguintes programas: Plano de Ações Articuladas (PAR); Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE); Plano de desenvolvimento Escolar (PDE); Programa dos Livros através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE); Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); PDDE Estrutura; PDDE do Campo; Programa Nacional de Transporte do Escolar (PNATE); Programa Caminho da Escola; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); Proinfância; Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Programa Novo Mais Educação e o Programa Mais Alfabetização.

PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PROINFO)

O FNDE utiliza intensamente os recursos da tecnologia da informação com dois objetivos principais. O primeiro é apoiar as ações relacionadas com o cumprimento de sua missão institucional, que é prestar assistência técnica e financeira aos entes da Federação e executar ações que contribuam para oferecer a todos os brasileiros uma educação de excelência. O segundo objetivo consiste em oferecer meios tecnológicos que contribuam para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem no marco dos projetos pedagógicos definidos pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal.

Existem ações destinadas a materializar esses objetivos, bem como os meios para ter acesso a esse apoio do FNDE que são: Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo); O Computador Interativo; Programa Um Computador por Aluno (Prouca);

 O Transcritor portátil Braille e Tablet educacional.

“Desde 1997, o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) promove o emprego de tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas brasileiras, aprimorando as condições de ensino e realizando a inclusão digital. Além de adquirir equipamentos para as escolas urbanas e do campo, o programa capacita profissionais da educação no uso da informática aplicada ao ensino e à formação dos estudantes e desenvolve conteúdos digitais” (Caderno de Estudos do Curso Competências Básicas, 4a ed., atual, p.96). No Centro Educacional Senhor dos Passos tem dezesseis computadores em uma sala refrigerada  mas esse programa ainda tem passado por algumas  dificuldades para cumprir sua finalidade. Uma delas é que o município deve investir em formação para que os professores consigam pensar em novas formas de ensinar fazendo com que as tecnologias sejam integrantes de um ensino que visa preparar os estudantes para as novas demandas da sociedade. Também há a necessidade da existência de técnicos que possam atuar diretamente nestes ambientes para manutenção constante, pois os equipamentos tecnológicos são sensíveis e necessitam desses serviços periodicamente. Faz-se necessária, também, a assessoria pedagógica para elaboração de projetos de uso das tecnologias, juntamente com o corpo docente e pedagógico das escolas, de forma a incentivar o trabalho, monitorar a aplicação e avaliar os resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (242.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com