TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Condições Ds Familias De Baixa Renda

Pesquisas Acadêmicas: As Condições Ds Familias De Baixa Renda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO

ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL - UNIDERP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA

1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO DO PROJETO:

Questão Social e Cidadania: As condições de vida das famílias de baixa renda de Ladário – MS.

1.2 ACADÊMICOS (AS) /RA:

Márcia Martins RA 112802

1.3 ORIENTADOR:

Prof.ª Maria Roney de Queiróz Leandro

1.4 CO-ORIENTADOR:

Prof.ª Beatriz Silva Assad

2-APRESENTAÇÃO

O entendimento sobre a noção de pobreza como termo mais tradicional em relação à exclusão, percorreu muitos caminhos na distinção do como ser considerado parte de uma sociedade onde o sistema capitalista sobrepõe-se ao de castas, no entanto, pobreza e exclusão possuem sujeitos sociais como seus alvos.

Os excluídos não possuem acesso ao que lhes é de direito, isso podemos detectar sem grandes pesquisas, a própria historia da humanidade nos relata de forma cruel e avassaladora.

É inacreditável que nos dias atuais, onde o ser humano é tão alardemente “valorizado” tal fato ainda possa ser registrado.

Num país onde que produz toneladas de alimentos e possuem milhões de hectares de terra, é inconcebível que existam milhões de brasileiros passando fome.

Urge então que se tenha a preocupação de busca do por que da pobreza. Comprova-se então que ela ocorre quando uma parte da população não consegue gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aos recursos fundamentais que garantam uma qualidade de vida integral. Uma grande desigualdade, reproduzida pelo sistema educacional é expandida por um

mercado de trabalho altamente tecnológico. Poucos têm acesso a uma educação valorizada no mercado de trabalho, onde as diferenças educacionais transformam-se em enormes diferenças de renda.

No Município de Ladário/MS, mais precisamente na periferia, as pessoas que sobrevivem em extrema vulnerabilidade, tornando sujeitos a todo tipo de desigualdade. Atualmente existem leis que garantem o acesso a políticas públicas que venham ao encontro dessas demandas, porém nem sempre está ao alcance desta população.

Para que essas políticas públicas tenham seu objetivo, e seja eficiente e eficaz é preciso ter projetos que trabalhem para capacitar a família, tornando-as independentes da ajuda do município, do Estado e da Nação.

São necessários projetos sociais para a inclusão social e exercício da cidadania, por ser esse o papel dos representantes não só no município de Ladario como de outras regiões quer sejam circunvizinhas ou não.

O estudo da realidade desta população poderá dar novos rumos para intervenção dos governos por meio de projetos sociais, com a finalidade de amenizar essas problemáticas.

O presente trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que elevam o índice de pobreza das famílias de baixa renda da periferia do Município de Ladário/MS, através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo para levantamento de dados sobre esta população.

Os assistentes sociais acreditam em um trabalho social ao serviço dos pobres e excluídos da sociedade, chamados a desmitificar o serviço social, como agente de câmbio, entendendo que quem toma posição pela sua comunidade, o faz como sujeitos sociais determinados pela

sua posição de classe, e não pela profissão ou ciência que representam.

Pretende-se ainda gerar reflexão e conscientização entre as autoridades, profissionais liberais, instituições filantrópicas e outros, a fim de que os necessitados sejam atendidos de uma forma digna e humana.

Os assistentes sociais acreditam em um trabalho social ao serviço dos pobres e excluídos da sociedade, chamados a desmitificar o serviço social, como agente de câmbio, entendendo que quem toma posição pela sua comunidade, o faz como sujeitos sociais determinados pela sua posição de classe, e não pela profissão ou ciência que representam. Busca vincular o homem á compreensão de seu lugar no mundo, mostra para esse homem o seu valor histórico e encarar o problema social de forma única e pessoal enfatiza a individualização tem o objetivo de ajustar, integrar e acomodar o homem à sociedade.

3-JUSTIFICATIVA

No nosso país existem famílias com diversas situações socioeconômicas que induzem à violação dos direitos dos seus membros, como a de suas crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência e outros. Percebe-se que estas situações crescem por causa do desemprego; pela falta de estudo e oportunidades de capacitações, que atualmente são muito exigidas no mercado de trabalho, obtendo essas famílias uma baixa renda para subsidiar suas necessidades básicas.

A análise econômica das condições de vida das famílias abaixo da linha de Pobreza da periferia do município de Ladário-MS, pautou-se num primeiro plano, pelo agrupamento e análise de algumas informações contidas em estudos já realizados sobre este tema,

principalmente, a partir de relatos obtidos em entrevistas realizadas junto à referida população periférica, realizada nas dependências do CRAS-Ladário.

Atualmente a situação é grave, tornando-se um quadro crônico de miséria.

Propende-se demonstrar a partir desta linha de pesquisa a necessidades do conhecimento sobre a atual situação destas famílias afetadas nesta realidade socioeconômica. A partir desse quadro de estudo, abarca-se melhor em que grau de complexidade se encontra as cidades de Ladário, e assim compreender de que forma direcionar, para desenvolvimento de projetos sociais na melhoria da qualidade de vida dessas famílias vulnerabilizadas.

Verifica-se que é apenas um reflexo da atual situação do país, com todas as questões sociais e políticas que o Brasil possui, entretanto, o êxodo rural também ao longo dos anos tem contribuído para que essa agregação se torne caótica. O enfrentamento do problema é o grande desafio para qualquer sociedade. Com o crescimento em diversos setores, atualmente existe diversas famílias neste município vivendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com