TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa - Ciências Sociais

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

- Nome do programa: Novela

- Canal: Rede Globo

- Gênero: Novela

- Sinopse: O trabalho não se referirá a uma novela específica, abordará de forma geral o conteúdo e as influências das novelas na sociedade. A cada período as novelas (principalmente aquelas transmitidas pela rede Globo, de maior influência) se renovam – de 06 a dez meses –, sendo que antes mesmo da propagação da televisão, as rádios já trabalhavam com esse tipo de programa (radionovelas).

Análise crítica do programa

Apesar de outras emissoras, e evidentemente, outros países, destacarem-se na produção e transmissão de telenovelas, esta crítica se volta particularmente àquelas da emissora Globo. Isto porque, entende-se tratar-se da emissora de maior destaque, que atinge, tanto nacional como internacionalmente, um maior número de pessoas. As telenovelas, possuem um enredo, e costumam misturar gêneros (romance, drama, violência) aos problemas sociais.

Tratando-se a televisão, junto à internet, do maior meio de propagação de informações, as novelas, voltadas geralmente as mulheres, principal público-alvo, acabam por influenciar e, muitas vezes, ditarem normas de comportamento.

Não se pode simplesmente ignorar o benefício das telenovelas ao tratar problemas sociais na tentativa de conscientização da população, é o exemplo, do tráfico internacional de pessoas (novela Salve Jorge), das drogas (novela O Clone), sonho americano (novela América), alcoolismo (novela Página da Vida), etc.

Todavia, em contrapartida, as telenovelas possuem uma forte influência para ditar “modas”, para dizer o que comprar, o que fazer, o que usar, onde ir.

É literalmente, uma indústria, uma fábrica cultural, que determina padrões de gostos e desejos seguidos pela grande maioria.

Essa capacidade que a televisão tem de reproduzir padrões adotados pela massa, por meio de suas propagandas, e como na hipótese, por intermédio de suas novelas, influência no dia a dia, e até mesmo no mercado consumidor.

Certa vez, leu-se que até mesmo os remédios que tivessem um ator fazendo propaganda publicitária, eram os mais procurados. E que os produtos, utilizados nas novelas (merchandising) eram eliminados das prateleiras no dia seguinte, principalmente, roupas, acessórias, cosméticos – produtos destinados a grupo feminino.

A crítica é justamente o percentual e a facilidade que as telenovelas têm de influenciar o comportamento das pessoas. E a dúvida, e certo receio, até quando, refletirá apenas em comportamentos, dentre a gravidades dos problemas sociais que enfrentamos, considerados banais – consumo desenfreado –, e acabará por transmitir possibilidades violentas, cruéis? Será que alguns não podem confundir uma novela com a realidade?

Conclusão

Não se desconhece o possível bem de conscientização que as novelas exercem. Entretanto, a crítica, é pelo lado negativo, que pode virar um monstro. Pessoas que acabam por copiar modas lançadas, produtos usados, comportamentos criados para um romance televisivo, podem também, confundir a realidade com as atrocidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com