TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Direção e Supervisão de Ensino

Por:   •  19/11/2020  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MODULO AZUL 4A

SANTO AMARO

Direção e Supervisão de Ensino

Teoria de Taylor

Alunos

Ana Paula dos Santos Carneiro                                         RA: 2219110687

Gabrielle de Sousa Andrade                                        RA: 2219103706

Inamara de Almeida Gama Borges                                RA: 2219111948

Jaqueline Pereira da Silva                                                RA: 2219102222

Thayla Sobral Silva                                                 RA: 2219103644

Professora

Yonara De Albuquerque Camurça

São Paulo

2020

Frederick Winslow Taylor nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos, no dia 20 de Março de 1856 e faleceu no mesmo lugar em 21 de Março de 1915. Taylor começou a trabalhar como técnico de mecânica, foi um operário até se formar em Engenharia Mecânica, chegando ao cargo de engenheiro chefe. Conseguiu o seu diploma de Engenharia Mecânica em 1883, através de estudos por correspondência no Instituto de Tecnologia Stevens.

Antes de falecer, em 1911, Frederick escreveu um livro chamado "Princípios da Administração Científica". Devido às suas ideias e teorias sobre a utilização de métodos científicos na administração das empresas, Taylor é considerado o "Pai da Administração Científica". A ideia principal do livro é a racionalização do trabalho, que envolve divisões de funções dos trabalhadores, com isso Taylor crítica fortemente a administração por incentivo e iniciativa própria, sugere ao patrão ideias que possam dar lucro a empresa, incentivando seu superior a dar-lhe uma recompensa ou gratificação pelo esforço demonstrando.

Taylor concentra seu argumento na eficácia do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a concomitante diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.

Ele acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Frederick achava que todo e qualquer trabalho necessita preliminarmente de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre ao seu máximo desenvolvimento.

Inseriu também a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente apontou que estas instruções programadas devem sistematicamente serem transmitidas a todos os empregados. Incluiu um sistema de pagamento por quantidade produzida ou vendida. Essa fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço.  Sendo assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com