TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 6 ANO ENSINO RELIGIOSO

Por:   •  28/7/2021  •  Exam  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADES UME: JOSÉ CARLOS DE AZEVEDO JÚNIOR

ANO: 6º        COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: ANA PAULA

PERÍODO DE 20/07/2020 a 31/07/2020

Ritos[pic 2]

Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.

Tipos e exemplos de rituais religiosos

Iniciação ou passagem: rituais de iniciação para vida adulta nas sociedades tribais, batismo cristão, crisma, casamento, investiduras e ordenações de líderes das diversas tradições religiosas, Bar Mitzvah e Bat Mitzvah no Judaísmo, feitura na Umbanda e Candomblé…

Litúrgicos: culto evangélico, missa, novena, procissões, gira na

Umbanda, o ritual do chamado Puja no Hinduísmo…

Comemorativos ou festivos: Natal, Páscoa, Corpus Christi, Caminhada para Jesus no dia da Bíblia, Diwali — festa das luzes no Hinduísmo, nascimento de Buda que é a festa das flores e outras comemorações existentes nas diversas tradições.

Propiciatórios: são rituais que propiciam a participação das cerimônias ou acesso aos mistérios sagrados, o banho de purificação no Rio Ganges, a purificação (lavagem) das mãos e do rosto antes da prece, na tradição muçulmana…

Votos religiosos: a solene investidura e celebração dos votos dos freis, freiras, monjas e monges cristãos, budistas, hinduístas…

Mortuários ou funerários: são cerimônias de despedida e homenagem a alguém que falece. O ritual pode incluir a prática do sepultamento ou cremação, conforme a tradição cultural e religiosa de cada povo.

Divinatórios: rituais que propiciam um presságio, como o jogo dos búzios, a consulta aos textos sagrados para obter respostas ou orientações sobre determinada situação, entre outros.

Cura: são rituais que objetivam a cura de enfermidades físicas, mentais e espirituais. São exemplos de rituais de cura: a pajelança, o benzimento, a unção com óleo, a prece com imposição de mãos, entre outros.

Atividades

[pic 3][pic 4]

1- Observe as imagens acima e identifique os nomes dos ritos? 2- Qual a diferença entre rito ou ritual?

3- Qual a importância do rito na vida das pessoas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (160.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com