TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Iluminismo História da Ciência

Por:   •  6/10/2022  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SLC 0647 - História da Ciência II

Professora Cibelle Celestino Silva

Aluna Caroline Veiga, 9001693

Atividade proposta.


Olá a todas e todos!

Nesta atividade vocês devem assistir ao vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eLmOfN5cS44 e preparar um resumo de cerca de 1.000 palavras (com tolerância de 10%) considerando aspectos tais como:

- Como a natureza passou a ser vista no século XVIII;

- Quem eram as pessoas que se dedicavam ao estudo da filosofia natural;

- Fonte do enriquecimento da Europa e de financiamento do empreendimento científico;

- Como o experimento passou a ser visto;

- A ideia de manipulação e controle da natureza se estabeleceu;

- Outros aspectos que julgar importantes.

Vocês devem utilizar "trechos" da pintura discutida para ilustrar as ideias do resumo. Além do vídeo, vocês podem (e devem) consultar outras fontes e indicá-las na bibliografia.

Sugestão de referência: Gorri, A. P.; Santin Filho, O. Representação de temas científicos em pintura do século XVIII: um estudo interdisciplinar entre química, história e arte. Química Nova na Escola, 31(3):184–189, 2009.

Ciência moderna - século XVIII

O século XVIII, conhecido também como o século das “luzes”, por se pensar em um período onde se falava muito em “liberdade, igualdade e fraternidade”, foi um momento de muito otimismo, de progresso e riquezas.
O pintor Joseph Wright of Derby fez algumas obras em que conseguimos analisar e perceber o quão representado estavam as questões filosóficas, observação da natureza assim como os fenômenos naturais, e também questões éticas. Ao decorrer das obras percebe-se que o “cenário” relacionado a estas questões vão se modificando a medida que os pensamentos da época vão evoluindo.

Em uma das obras observadas em sala, uma pintura cujo o enfoque era a representação de uma estátua, e ao redor as pessoas observando, nos faz pensar que o que estava sendo reproduzido não era algo através da observação da natureza e nota-se também a ausência de elementos relacionados a ela. Já em outra obra as pessoas observam um planetário, onde faz uma referencia a natureza ao representar um planetário onde o enfoque da obra era em uma luz que representava o sol, nesta obra observa-se também a presença de crianças e mulheres, onde assim podemos dizer que o foco passou a ser um fenômeno natural. Outra obra representava um experimento “bomba de ar / vácuo”, e nesta obra temos a pintura de uma lua ao fundo, além disso temos pessoas com expressões marcantes no rosto das pessoas que nos faz refletir, sendo elas expressões de assustado, curioso, pensativo, com medo, desdenho, essas reações são a partir do experimento que pode matar ou não uma ave contida em um balão de vidro, acima da mesa já se apresenta algo morto, e o grande cientista representado demonstra o poder sobre a natureza com “um ar” de crítico, como se o mesmo pudesse ter o controle sobre tudo. A ultima pintura analisada, temos um alquimista descobrindo o fosforo, novamente a presença da lua ao fundo, o ambiente estava caótico, e o alquimista como enfoque com uma representação de surpresa pelo que descobriu, desta forma o mesmo apresenta-se com um dos joelhos no chão, as mãos estendidas, e um olhar constante em sua descoberta, neste momento podemos concluir que o alquimista se apresenta humilde e reconhecendo este experimento como algo maior que ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (133.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com