TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

 NOME

Céliton Marques de Araújo

 RA

9911149099

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]

  1. Apresentação da cidade.

Com a denominação de Recanto das Emas, cidade onde eu moro, é classificada como uma das regiões administrativa do Distrito Federal. Quanto à sua localização limita-se ao norte com Samambaia, ao sul com Gama, a leste com Riacho Fundo II e a oeste com o município de Santo Antônio do Descoberto-Goiás. Sua população é composta por cerca de 160 mil habitantes.

A economia principal é proveniente de: filiais de lojas de redes varejistas nacionais de roupas; supermercados; lojas de calçados; distribuidoras de materiais para construção dentre outros. Tem-se, ainda, como principal ponto turístico o Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas, cuja, atração gera recurso para economia da cidade.

Atualmente a cidade conta com cerca de 10 indústrias tendo como destaque a Asa Alimentos, responsável pela fabrica de produtos Bonasa, e a fábrica de rações da Sadia.

  1. Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade.

O Recanto das Emas é uma cidade reconhecida pela existência de diversos fatores que caracterizam a sua cultura. A cidade oferece opções como shows, teatro, artesanato e atividades lúdicas. São eventos realizados em espaços existentes como as feiras permanentes onde os artistas da região apresentam danças, músicas e dramatizações. Neste aspecto, a maioria das apresentações parte do projeto Recanto das Artes, que busca incentivar as pessoas valorizando suas iniciativas e habilidades objetivando o engrandecimento artístico e cultural da cidade.

  1. Apresentação de elementos de sincretismo na cidade.

A população recantense é formada, principalmente, por migrantes vindos do Piauí e da Bahia. Com a chegada desses migrantes fez surgir uma diversidade cultural na região. Isso gerou influência no aspecto culinário da cidade devido à adoção de pratos típicos do nordeste, resultando, em muitos casos, no aparecimento de novas características no ramo culinário. Esta troca de características tornou-se um exemplo de sincretismo na cidade.

  1. Avaliação de como cultura nacional e a cultura em rede se fazem presentes no cotidiano da cidade.

As atividades culturais desenvolvidas no Recanto das Emas são procedentes dos atos e costumes praticados pelos seus antecedentes e dos migrantes vindos de outras regiões do Brasil. A prática desses costumes é uma forma de valorização da cultura nacional e da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (336.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com