TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps 4semestre Filme Tropa De Elite

Artigos Científicos: Atps 4semestre Filme Tropa De Elite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO BELÉM PA 23201

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL-4º SEMESTRE.

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONAD

BELÉM - PARÁ

2014

1 Introdução

Ao apresentar uma perspectiva inovadora e contemporânea sobre assuntos de gosto amargos como: A violência policial tráfico de drogas nas comunidades e a corrupção das instituições do Estado. A representação dos modos como a instituição policial brasileira; a policia carioca aborda e se relaciona com a população marginalizada, com os usuários de drogas, e os criminosos envolvidos com o trafico nas comunidades da cidade do Rio de Janeiro. O cinema brasileiro nos últimos anos levanta questões sobre o modo como é mostrado à realidade social e cultural brasileira. Tratando-se de filme que mostram e discutem instituições, como aconteceu em Tropa de Elite Brasil 2007, uma obra de ficção criada com base no livro Elite da Tropa, por sua vez, ficção e fatos verídicos se misturam e dialogam com as instituições representadas, as ações mostradas no filme, a Policia Militar do Rio de Janeiro e o Bope, tem respaldo ou não naquilo a que se propôs quando de sua criação e em seu regulamento numa analise minuciosa, e ainda se representa negativa ou positiva da instituição em foco. O personagem representado por capitão Nascimento traz consigo realidade familiarizada direta na cidade ou região em que vive, ou indiretamente apresentadas por meio da mídia, em maior ou menor grau. Em Tropa de Elite, na visão particular do personagem principal, O capitão Nascimento que conduz o filme e que por meio de sua narração é fato decisivo para os sentidos que o filme promove.

2. Conceito da cultura e manifestação culturais

A cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais coerente a definição genérica formulada segundo a qual cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento. As crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

As cenas iniciais já exibem tom de guerra que percorrerá o filme, a começar pela opção de dois hinos, cada qual representado sua facção no combate. Primeiramente, um baile funk com jovens fortemente armados, ao som de Raps das armas:

“Morro do Dendê é ruim de invadir, nóis com os alemão, vâmo se divertir. Porque no Dênde eu vô dizer como é que é aqui não tem mole nem pre DRE pra subir no morro até o BOPE treme não tem mole pro exercito civil nem pra PM”.(Mc Doca)

A narração do capitão nascimento começa justificando a violência policial que está por vir, sob o argumento de que há uma guerra instaurada. Aos olhos do espectador é revela uma negociata entre traficante e policiais corruptos. Na sequência, um tiro é disparado contra um traficante. Logo em seguida, o BOPE interrompe em cena e, junto com batalhão, aflui outra música da trilha sonora, Tropa de Elite, como se rivalizasse com Rap das Armas;

“ Tropa de Elite, osso duro de roer pega um pega geral, também vai pegar você. Tropa de Elite, osso duro de roer Pega um, pega geral, também vai pegar você.”(Banda Tijuana)

Em Roma na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinado contexto), como empregado por varão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística ou técnicas da humanidade, como a música erudita europeia, cultura se aproxima mais desta definição. As manifestação culturais relatadas no filme são as diferenças sociais entre políticos corruptos que se aproveitam da classe menos favorecida, para obterem lucros sobre elas de forma abusiva e desumana. Por ter sido fortemente associada ao conseito de civilização no seculo XXIII, a cultura muitas das vezes se confunde com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na frança e na inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicomia eventualmente, hierarquização entre ‘cultura erudita” e “cultura popular” melhor representada nos textos de Mattew Arnold, ainda fortemente presente no imaginario das sociedades ocidentais.

3. Conflitos sociais

O conceito de conflito representa uma tensão que envolve pessoas ou grupos de pessoas quando existem tendência ou interesses incompatíveis. Os conflitos apresentados no filme Tropa de Elite (2007) e uma apologia à violência policial e o direcionamento da responsabilidade do tráfico à burguesia, só existe trafico por que há uma classe social privilegiada que alimenta o aumento da violência a marginalização. Os policiais do BOPE são treinados para lutar contra o tráfico de drogas de grupos que travam uma verdadeira batalha entre de guerra civil nas cidades cariocas.

Assim só existem conflitos se existir uma relação próxima entre as partes de modo que justifique esse conflito. No entanto o conflito social e entendido como um núcleo de mudanças e das dinâmicas sociais, tratando-se o conflito de uma manifestação das interações sociais. O conflito surge quando há necessidade de escolher entre situações que podem ser consideradas, de forças conflitantes incompatíveis de todas as situações de conflitos, são antagônicas e perturbam a ação ou tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupo. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas das vezes inconsciente ou de difícil concepção. As situações de conflito pode ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou de informações desencontradas.

O conflito no indevido como a convergência de forças de sentidos opostos e igual intensidade, que surge quando existe atração por duas valência positivas ou negativas, ambas na mesma direção. No conflito supõe que pessoa esteja permanentemente envolvida pelo choque de duas grandes forças antagônicas, que podem ser exteriores ao individuo que se dão, por exemplo, entre impulsos de separação individuação e autonomia e os impulsos de integração, comunhão e submissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com