TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Social

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Departamento de Educação DEDC – Campus XII

Curso: Pedagogia

Disciplina: Sociologia e Educação

Docente: Lidia de Teive e Argolo

Discente: Darliana Lima Guedes

Roteiro para a Avaliação 2 – Data de entrega 31/10/2016

A abordagem das perspectivas da sociologia clássica permitem observar fatos sociais relacionados ao contexto escolar. Partindo deste pressuposto, elabore uma análise de um fenômeno social ocorrido neste contexto a partir de uma das perspectivas clássicas estudadas.

Para a elaboração da análise:

1 – Selecione um dos temas abaixo:

  • Opressão no contexto escolar (Considerando a relação entre opressores e oprimidos);
  • Solidariedade social no contexto escolar (Observando a construção do “corpo social” escolar a partir dos laços que unem os indivíduos que fazem parte do grupo);
  • Ação social no contexto escolar (Pensando em que valores estão na base das ações e práticas adotadas no contexto escolar).

2 – Selecione uma reportagem recente que relate como o tema selecionado está relacionado a forma como as relações tem se estabelecido no contexto escolar.

3 – Selecione um dos autores da sociologia clássica e sua perspectiva teórico-metodológica para a abordagem do fenômeno social.

4 – Descreva a perspectiva do autor e suas principais concepções.

5 –  Analise as relações retratadas na reportagem selecionada pondo em destaque e definindo os conceitos sociológicos adequados para a abordagem e/ou crítica das práticas postas em questão.

Critérios para avaliação:

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA

CRITÉRIOS

VALORES

PONTUAÇÃO

  1. Domínio dos conceitos estudados e adotados para a análise

4,0

  1. Adoção de um ordenamento lógico na organização do trabalho

(introdução/desenvolvimento/conclusões)

2,0

  1. Capacidade argumentativa e clareza na exposição dos objetivos, ideias e conceitos

2,5

  1. Adequação às especificações solicitadas (formato do trabalho).

0,5

  1. Correção gramatical

0,5

  1. Utilização correta das fontes e referências  bibliográficas.

0,5

TOTAL / NOTA

10,0

Formatação:

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm (para citações com mais de 3 linhas: recuo de 4 cm, tamanho da fonte 11 e espaçamento simples entre linhas).

Margens: Superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm.

Introdução:

   O presente trabalho tem como objetivos estudar as concepções e perspectivas de autores da sociologia clássica, teorias e métodos para abordagem do fenômeno social. Usando de uma reportagem, para ilustração desse fenômeno social, relatando suas implicações sob o indivíduo e também sob toda a comunidade. Tendo em vista a ação social no contexto escolar.

Concepções do autor ( Max Weber):

   Max se preocupa mais em estudar as situações sociais concretas quanto a suas singularidade, que são expressas pelo comportamento do indivíduo, através da ação social, porém também trabalha com o conceito de poder.  

   Esta sociedade então passa a ser um sistema de poder, que atinge todos os níveis hierárquicos tanto no estado como na família, esse poder não depende só do dinheiro ou prestigio mais é uma questão histórica, que parte também da tradição(forma naturalizada pela sociedade legitimada), do carisma(submissão por vontade própria)  ou do conhecimento técnico-racional (ações burocratísticas, comercias ou estatais para funcionamento das organizações).

Suas perspectivas:

   Para Weber, a pesquisa histórica é essencial para o entendimento de como uma sociedade funciona, portanto de acordo a sua perspectiva cada formação social deve ser devidamente respeitada pois possui particularidades únicas.

   Todavia segundo Weber, uma sucessão de fatos históricos não tem sentido completo por si mesmo.

Para ele, todo historiador trabalha com dados esparsos e fragmentários. Por isso, propunha para suas analises o método compreensivo, isto é, um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas. Essa atitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histórico.( COSTA. 2005,p.97)

   É em Weber que o indivíduo passa a ter função especifica na sociedade, cada ação social tem inicio na conduta do indivíduo para com a sociedade, nele veremos que não existe há oposição do indivíduo e da sociedade, cada um age de acordo com a motivação que lhe é dada.

   Essa ação social individual decorre da interdependência dos indivíduos, toda a ação tem efeito sobre toda a sociedade em que ele está inserido. Porém toda a ação produzida por somente um ser, depende de outras ações para ser realmente concluída .

   O todo dessas ações produzidas, tem função social, portanto adquire sentido no meio.

É o indivíduo que, por meio dos valores sociais e de sua motivação, produz sentido da ação social. Isso não significa que cada sujeito possa prever com certeza todas consequências de determinada ação. Como dissemos, cabe ao cientista perceber isso. Não significa também que a análise  socióloga se confunda que seja o sentido da ação, com análise psicológica. Por mais individual que seja o sentido da minha ação, o fato de agir levando em consideração o outro dá um caráter social a toda ação humana. Assim, o social só se manifesta em indivíduos, expressando-se sob forma de motivação interna e pessoal.( Costa, 2005. p,98)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com