TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BAÇO: LOCALIZAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Por longos tempos remotos as funções do baço permaneceram desconhecidas, devido justamente a falta de pesquisas e esclarecimentos concretos sobre este órgão (REZENDE  et al, 2007).

Muitos pesquisadores renomados antigamente consideravam o baço um órgão não essencial a vida já que nenhuma função estava bem estabelecida e muitos indivíduos com asplenia congenita apresentavam vidas aparentemente normais (MARQUES et al,   2002).

Ocorreram muitas evoluções quanto as pesquisas sobre este assunto mas ainda há com certa frequencia cirurgias para retirada de forma indiscriminada (esplenectomia total) devido à traumas e em diversas doenças hematológicas (REZENDE  et al, 2007).

A esplenectomia foi inicialmente descrita como indicação terapeutica para Esferocitose Hereditária por Sutherland e Burghard em 1910 e para Purpura Trombocitopênica Idiopática por Kaznelson em 1916, e a partir daí, foi reconhecida como tratamento eficiente para estes tipos de patologias (MARQUES et al,   2002 ).

Os estudos e pesquisas realizados com maior frequencia sobre o baço pode estabelecer suas verdadeiras funções e a suma importancia da sua preservação, através disso muitos profissionais da área da medicina procuraram preservar totalmente ou parcialmente este órgão (REZENDE  et al, 2007).

        Esta pesquisa irá comentar sobre as funções do baço, suas patologias envolvidas, o hiperesplenismo e suas alterações relacionadas com doenças hematológicas.

2. BAÇO: LOCALIZAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

        O baço é um órgão linfóide do organismo, localizado na parte superior esquerda do abdomem, logo abaixo do diafragma e atrás do estômago, sob a proteção da arcada costal. Seu volume varia de acordo com a idade, o estado nutricional ou imunológico e diante do aumento da pressão portal, apresentando num adulto normal peso de aproximadamente 150g (VENTURA, 2010).

A figura abaixo ilustra a localização do baço e suas estruturas.

[pic 1]

 Figura1. Baço e suas estruturas.

 Fonte: www.cristianrosenkreuz.org/og_obeocv.html  

2.1. Funções do baço

        Suas funções básicas são fundamentalmente hematológicas e imunológicas.

No feto o baço possui função principal de fabricar hemácias e leucócitos, após o nascimento ocorre a interrupção desta função, mas pode-se desencadear novamente em alguns casos de doenças em que comprometa a função da medula óssea (VENTURA, 2010).

Nas funções hematológicas está envolvida “filtração” onde são removidos após destruição das hemácias senescentes ou defeituosas da circulação devido a organização única de seu parênquima e vasculatura. Possui função ainda de regulação do fluxo sanguíneo para o fígado, armazenamento de células sanguíneas e “reciclagem” do ferro endógeno (MARQUES et al,   2002 ).

        O ferro é armazenado temporariamente no baço como bilirrubina e ferritina e então transportado para a medula óssea onde ocorre a síntese de hemoglobina (VENTURA, 2010).

        Além destas funções o baço também é responsável por atuar como um reservatório de sangue a ser fornecido no momento da emergencia como choque hemorrágico ou perda excessiva de sangue devido a ferimentos e cortes (VENTURA, 2010).

        Nas suas funções imunológicas, o baço está totalmente envolvido na resposta imune, isto se comprova através de pesquisas com pacientes que realizaram esplenectomia total, onde nota-se um retardo no aparecimento e baixos níveis de anticorpos. Sua função fagocitária representa 25% do total de fagocitose do organismo (MARQUES et al,   2002 ).

        Estudos revelam que o baço é considerado um reservatório de grandes quantidades de monócitos (células do sistema imune), e estes auxiliam no englobamento e digestão de bactérias e outros microrganismos nocivos ao organismo (VENTURA, 2010).

3. DISTÚRBIOS DO BAÇO

3.1. Hiperesplenismo

        O hiperesplenismo é diversas síndromes em que a citopenia circulante está diretamente ligada ao aumento do baço (esplenomegalia). Os achados mais importantes no hiperesplenimo incluem: esplenomegalia, redução dos níveis de um ou mais elementos celulares sanguíneos, resultando em anemia, leucopenia, trombocitopenia ou uma junção destes, em associação com hiperplasia dos precursores medulares do tipo celular deficiente e correção das citopenias por esplenectomia ( MANUAL MERCK, seção 11, cap. 141).  

3.1.1. Causas mais comum do hiperesplenismo

        Na maioria das vezes as anormalidades do baço são de origens secundárias a outos distúrbios sencundários. As causas mais comuns do hiperesplenismo são:

  • Esplenomegalia congestiva (cirrose do fígado/ compressão externa ou trombose de veia porta ou esplênica);
  • Doenças inflamatórias e infecciosas (infecções agudas como, mononucleose infecciosa, hepatite infecciosa, endocardite bacteriana subaguda, psitacose/ infecções crônicas como, tuberculose miliar, malária, brucelose, leishmaniose (calazar), sífilis entre outras);
  • Anemias hemolíticas crônicas, geralmente congênitas ( esferocitose hereditária, eliptocitose hereditária, hemoglobinopatias, enzimopatias eritrocitárias);
  • Doenças de depósito (lipóides e não lipóides);
  • Cistos esplênicos (geralmente devido à resolução de hematoma prévio intra-esplênico);

Fonte: MANUAL MERCK, seção 11. Cap. 141

3.1.2. Patogênese

        O hipersequestro de sangue em um baço grande é o mecanismo predomindante da citopenia no hiperesplenismo, confirmado pela diminuição importante da contagem de leucócitos e plaquetas observada no sangue venoso esplênico, o acúmulo irregular de hemácias ou plaquetas marcadas com cromo radioativo em baços aumentados, indicando captura preferencial,  dentre outros.        A esplenomegalia ocorre na maoioria das anemias hemolíticas crônicas, pressupondo que o crescimento esplênico pode ser estimulado por aumento em sua carga de trabalho, pois vai ocorrer um aumento na captura e destruiçãop das hemácias anormais (MANUAL MERCK, seção 11, cap. 141).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (103.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com