TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade de Aprendizagem: Além do muro Escolar

Por:   •  28/10/2018  •  Dissertação  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 3

Assunto (TEMA): Dificuldade de Aprendizagem: Além do muro Escolar.    Ficha nº 2 

Referência Bibliográfica completa: TORRES, N.L; SOARES, T.S; CONCEIÇÃO, F.H.G. Dificuldade de Aprendizagem: Além do muro Escolar. Disponível em: http://faculdadeamadeus.com.br/graduacao/Web/content/content-anais/encontro-multidisciplinar/attachments/download/DIFICULDADE%20DE%20APRENDIZAGEM%20alem%20do%20Muro%20Escolar.pdf. Acesso em: Setembro de 2018.

Texto da Ficha:

        Conforme o presente artigo, as dificuldades da aprendizagem, estão ligadas a uma ampla gama de problemas que poderão afetar qualquer área do desempenho acadêmico, e elas raramente devem ser atribuídas a uma única causa.

        A situação de terem um filho com limitações de aprendizagem amedronta os pais, juntamente com a falha de experiência dos professores dificultam a detecção do problema.

        Os problemas que englobam a dificuldade de aprendizagem vão desde o comportamento ao transtorno neurológico, e muitas vezes isso é associado a falta de interesse e a preguiça pelos estudos, ou até mesmo como transtorno de personalidade, prejudicando o processo minucioso para a real descoberta do problema que atinge crianças e adolescentes.

          Podem ser consideradas dificuldades de aprendizagem as perturbações que atentam contra a normalidade do processo em qualquer nível cognitivo do sujeito, com isso, podem se colocar como alguém com problemas de aprendizagem crianças que apresentarem dificuldades devido ao baixo nível intelectual, não permitindo ao sujeito aproveitar suas possibilidades.

        Entrando nos vários fatores da dificuldade outro que se apresenta é a hiperatividade, que as crianças que possuem se sentem rejeitadas, tal problema surge desde a fase de bebê e acompanha ao longo de sua vida, tendo impactos negativos pois os adultos se afastam devido ao grau de dificuldade em lidar com a situação, onde a criança não responde aos meios de disciplina, prejudicando seu desenvolvimento.

        A linguagem também é outro ponto que pode comprometer o desenvolvimento da criança, onde o problema se manifesta com a palavra falada e interfere na leitura ou escrita, também chamada de dislexia, a descoberta na adolescência é um processo complicado e mexe com a autoestima que ao longo dos anos é rebaixada devido a lentidão da aprendizagem.

        A atenção a criança na fase de formação é essencial para detecção de problemas que interferem no domínio de habilidades escolares, e um dos pontos primordiais é a observância no desenvolvimento da leitura, escrita e raciocínio lógico. Ao obter um tratamento adequado o progresso nos estudos ocorre sem danos irreversíveis, proporcionando uma sensação de equilíbrio e bem-estar na criança, fazendo com que consiga viver sem diferença.

        Se conclui então como a autoestima é importante no aspecto emocional da criança que apresenta problemas de dificuldade de aprendizado, pois todo ser humano independentemente da idade necessita de equilíbrio emocional e da certeza que é possível alcançar os caminhos determinantes para vencer preconceitos e obstáculos vindos de limitações peculiares ligados aos problemas aprendizado.

Tipo de Fichamento: Resumo

Biblioteca que se encontra a obra: Artigo retirado de página da Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com