TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do processo de recrutamento e seleção

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUCÃO ....................................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 4

CONCLUSÃO...........................................................................................................10

REFERENCIAS..........................................................................................................11






INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre, o trabalho será desenvolvido por etapas conforme proposto, colocando assim em prática o conteúdo estudado nas matérias de: Recrutamento e seleção, legislação e práticas trabalhista e auditoria em recursos humanos. Podendo assim inserir os conhecimentos adquirido durante o semestre das matérias citadas acima, colocando assim o conhecimento pratico e teórico das matérias estudadas.

       Através deste trabalho tratarei sobre os assuntos apresentados como o que e a descrição de cargos e salários, os diferentes tipos de recrutamento, e qual a minha experiência pessoal com os tipos de recrutamento, os direitos trabalhista de um trabalhador, quais as formas de rescisões contratuais, quem tem direito ao beneficio do seguro-desemprego, férias, decimo terceiro salario, qual o objetivo de uma auditoria, quais as partes e onde podemos aplicar em um processo de auditoria, assim pude entender e compreender como e o cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH.  

Aspectos do processo de recrutamento e seleção

Descrição e analise de cargo

 A descrição de cargo e o estabelecimento escrito sobre o que o funcionário faz como, faz e em que condições o trabalho será realizado. Essa informação e usada para escrever uma especificação do cargo que apresenta o conhecimento, a habilidade e a capacidade necessários para desempenhar o trabalho satisfatoriamente. A descrição das atividades profissionais de cada cargo nas organizações serve de ponto de partida para estruturarmos muitas atividades no gerenciamento das pessoas dentro das empresas.

 Analise de cargos e o momento em que identificamos quais são os requisitos mínimos que o profissional que ira ocupar o cargo precisa ter para executar suas atividades de maneira apropriada.

Esse tipo de serviço oferece benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado, uma vez que regula o exercício da função desse último, que não assume excessivas responsabilidades ou responsabilidades que lhe exijam competências que não apresenta o que favorece seu desempenho geral. Ademais, tendo em vista as atribuições de cada cargo, podem ser providenciados treinamentos específicos, além de permitir criar diretrizes que aperfeiçoam um processo de Recrutamento e Seleção. Sendo assim, pode haver aumento da produtividade e lucratividade, da motivação, diminuição do absenteísmo, redução da rotatividade, etc.

Tipos de recrutamento

        Recrutamento interno e um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa, e um processo mais econômico porem a expectativa da pessoa ao novo cargo pode diminuir seu rendimento no cargo atual.

  O recrutamento externo e o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa, onde podemos ter experiências novas para organização, porem pode ser um processo demorado e lento.

       Será realizando o recrutamento externo onde as fontes utilizadas serão anúncios em jornais e radio por serem umas das fontes onde os candidatos tem mais acesso.

O recrutamento on-line tem sido umas das ferramentas mais usadas e de grande importância para a área de RH. Esse serviço tem se expandido muito ajudando as empresas a manterem um crescimento constante em seus bancos de dados de currículos.

 A vantagem desse recrutamento para as empresas, é que elas além de manter o banco de dados de currículos sempre atualizado, também não precisam se preocupar em gerenciar todo o processo, já que pagam para uma empresa terceirizada fazer esse serviço. Elas podem também ter a possibilidade de conseguir ótimos candidatos de diversos lugares e culturas diferentes. Uma desvantagem é que esse processo pode ser um pouco mais demorado.
O que é válido nesse tipo de recrutamento, é que empresas e candidatos acabam se aproximando. Esse serviço é muito comum nos dias de hoje, mas há também o próprio banco de oportunidades que ficam disponíveis nos sites das empresas, no caso as empresas que não contratam serviço terceirizado, mas sim, preferem que o próprio RH da empresa cuide desse processo.

      Já utilizei o recrutamento online para buscar vagas de empregos em diferentes sites, porém o tipo de recrutamento usado na minha organização e o externo têm sido eficiente, pois Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades, Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas, renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações, Incentiva a interação da organização.

     Entrevista e seleção

       A entrevista de seleção é uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo levantar maiores informações a respeito do profissional participante. Ela pode ser usada mais de uma vez por processo e hoje em dia existem muitas variações de entrevista. Existe a entrevista preliminar por telefone, que tem como objetivo realizar uma triagem inicial dos candidatos interessados em participar dos processos. Existem as entrevistas técnicas, que visam levantar informações a respeito da experiência profissional dos candidatos e as entrevistas realizadas por psicólogos, que têm como objetivo levantar informações a respeito do perfil psicológico dos candidatos, com a finalidade de selecionar aquele candidato com as competências psicológicas mais adequadas àquele cargo em questão. Existem ainda as entrevistas em grupo, que podem ser realizadas com o objetivo de agilizar o processo ou ainda checar adaptabilidade do candidato ao contato grupal. Nesta modalidade podem estar sendo verificados itens como características de liderança, desprendimento ou facilidade de relacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com