TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

No ano de 1978 a Reforma Psiquiátrica deu início no Brasil, com a participação de trabalhadores da área da saúde mental, que relatavam que havia maus tratos pelas instituições que eram responsáveis pelo tratamento dos indivíduos portadores de transtorno mental (Pontes, 2014).

Introduzido no Brasil após manifestações da reforma psiquiátrica um processo histórico de estratégias e questionamentos em relação aos paradigmas da Psiquiatria, devido ter surgido como forma de questionamento da prática profissionais (BISNETO, 2007).


  1. DESENVOLVIMENTO

        O CAPS é um órgão da política de saúde mental que substituiu o modelo hospitalocêntico de atenção a pessoa portadora de algum tipo de transtorno, que é regulamentado pela Portaria n° 336/ GM de 19 de fevereiro de 2001 (BRASIL, 2004).

        Surgindo os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), partindo da ideia de que portadores de algum tipo de transtorno deveriam serem desenvolvidas a autonomia e cidadania dos nesses indivíduos. Os CAPS são diferenciados pelo tipo de atendimento e usuário.

Segundo Brasil (2004), os CAPS são diferenciados pela sua estrutura física, por número de população, números de profissionais e de demandas diferentes:

CAPS I e CAPS II: são para CAPS para atendimento diário de adultos em duapopilação de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.

CAPS III: são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias por semana, atendendo a população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.

CAPSi: CAPS para infância e adolescência, para atendimentos diários a crianças e adolescentes com transtornos mentais.

CAPSad: CAPS para usuários de álcool e drogas, para atendimentos diários a população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substancias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação. (BRASIL, 2004, p.22).

        O Centro de atenção Psicossocial I, localizada no Município de Desterro- PB foi inaugurado no ano de 2017, composto por uma equipe multidisciplinar, desenvolvendo ações nos turnos manha e tarde. Portanto a equipe técnica é formada por Médico Psiquiátrico (1), Enfermeiro (1), Técnico de Enfermagem (1), Psicólogo (1), Assistente Social (1), Psicopedagogo (1) e Artesã (2) e coordenadores (2), auxiliar administrativo (2) e auxiliares de serviço geral (2).

        A equipe é responsável por acolhimento dos usuários e familiares, organizações dos projetos terapêuticos singulares, das atividades que possuem objetivos de reabilitação, buscando autonomia do usuário.

São realizados atendimentos individuais e em grupo a usuários e familiares, triagem, oficinas pedagógicas, oficinas de artes, musicoterapia entre outras, realiza assembleias quinzenalmente, visitas domiciliares e busca ativa dos usuários.

        De acordo com os prontuários, conta um total de cento e quarenta (140) usuários inscritos, destes vinte (20) são usuários ativos, ou seja, que frequentam diariamente.

O serviço social existe no CAPS Desterro desde a criação, possui uma sala especifica, onde são realizados atendimentos individuais, não possui uma infraestrutura segura, que de acordo com o CFESS 493/2006 que assegura sobre as condições éticas e técnicas do exercício   profissional.

         É realizado uma triagem, ou seja, passa por algumas profissionais que levantam dados do paciente, tais como dados sócios demográficos, histórico da patologia, número de internações entre outras questões que ajudem a compreender a vida biopsicossocial do usuário, atende também familiares através de assembleias e de grupos focais.


  1. CONCLUSÃO

        Através de observações e de comparações com a teoria, pode se compreender que as funções do Assistente social são muito amplas, que são prestados serviços de cunho social individual e em grupos, que trabalha na prevenção e/ ou na eliminação de desajustes biopsicossociais assim promovendo a inserção destes na sociedade.  

Através de observações e de comparações com a teoria, pode se compreender que as funções do Assistente social são muito amplas, que são prestados serviços de cunho social, individual e em grupos, que trabalha na prevenção e/ ou na eliminação de desajustes biopsicossociais assim promovendo a inserção destes na sociedade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com