TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENÁRIO ECONÔMICO DO BRASIL

Casos: CENÁRIO ECONÔMICO DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Cenário Econômico do Brasil e a Remuneração nas Empresas

O cenário econômico atual que mobiliza as ações das empresas no mercado nacional encontra-se instável e preocupante. Os índices de inflação estão muito próximos ou até já superam as metas estabelecidas pelos órgãos governamentais e servem de alerta para um perigo silencioso que é o processo inflacionário. As negociações sindicais começam a tomar corpo e forma com forte reflexo na estabilidade das organizações. Categorias em greves, negociações pontuais, preços crescentes, apresentam-se como o termômetro que sinaliza uma desconfortável preocupação com o futuro do país.

Diante desta realidade, muitas empresas procuram adequar-se a nova situação que, somado ao apagão da mão de obra especializada, compõem um quadro de gestão de pessoas voltado para a retenção dos talentos além do que, é claro, o processo de atração.

As empresas em geral, estão muito preocupadas com a situação econômica em que estão inseridas, visto que o mercado nacional enfrenta esta turbulência e mercados internacionais também não são muito favoráveis, dependendo do segmento de atuação da empresa.

O resultado de todo este contexto é percebido claramente pela Wide com um forte incremento na demanda por pesquisas de remuneração (salários, benefícios e práticas de remuneração) que, inclusive, é uma de suas especialidades.

A grande preocupação das empresas em geral é em conhecer como estão as práticas e políticas de remuneração adotadas por outras organizações.

Alguns trabalhos são solicitados diretamente em virtude da preocupação pelo aumento do turn-over de pessoal. Outras, pelos valores sugeridos pelos candidatos às vagas abertas nos processos seletivos.

A pesquisa de remuneração é a alternativa real para medir o que realmente acontece no mercado salarial e demonstrar de forma precisa e científica se a política adotada pela empresa está adequada aos atuais parâmetros praticados pelo mercado.

Muitas pesquisas estão sendo patrocinadas pelos próprios sindicatos patronais, que realizam esta ação para ter maior fidedignidade no momento da negociação e também oferecer um serviço diferenciado para seus filiados.

Diante deste tipo de serviço, a Wide criou uma metodologia própria para padronizar cargos e funções, visando compatibilizar diferenças entre porte e negócios das empresas filiadas a determinados sindicatos patronais. Desta forma, utilizando-se do processo de benchmarking, os sindicatos e suas filiadas conseguem obter a realidade do mercado, sem a identificação de suas informações, pois o processo é todo codificado, garantindo o sigilo das informações entre as empresas participantes e também com o próprio sindicato. Os acessos são realizados somente para os resultados representados pelas medidas estatísticas tradicionais de cada segmento, ou seja, os limites superiores e inferiores, médias ponderadas, medianas e quartis (1º e 3º).

A Wide também disponibiliza um serviço adicional para a empresa interessada que é fazer um estudo comparativo da sua situação com o mercado pesquisado.

Com a informação estruturada, disponível e confiável, as empresas podem tomar as decisões necessárias em relação às estratégias de remuneração para seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com