TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

 CIÊNCIAS SOCIAIS

INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA

Professor: Márcio Caniello

Semestre: 2020.2               Turno: Noite

Aluna: Bruna Barros Campos

Questões sobre a quinta e sexta parte do texto: DAMATTA, Roberto: “A Antropologia no quadro das ciências”, Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981 [pp. 39--58].

Campina Grande,

2021

Questões sobre a quinta e a sexta parte do texto: DAMATTA, Roberto: “A Antropologia no quadro das ciências”, Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981 [pp. 39--58].

Pergunta 1: Segundo Émile Durkheim, o fato social é uma coisa, e podem possuir três características. Diferencie duas dessas características, a Exterioridade e a Coercitividade usando exemplificações.

Na exterioridade os fatos sociais existem e atuam sobre o indivíduo independente da sua vontade, no exemplo da língua, que já existe e é estruturada antes do seu nascimento. Na coercitividade os fatos sociais possuem uma força coercitiva que submete o indivíduo, mesmo, à sua própria impossibilidade de a eles resistir, no exemplo da língua, onde você é obrigado a falar português para se comunicar.

Pergunta 2: Ao observar os predicados da Ação Social, nota-se que de fato uma percepção “naturalista” do senso comum, tende fatalmente a cair numa atitude instrumentalista ou utilitarista das regras e instituições sociais, cite um exemplo de como isso pode ocorrer.

Um exemplo disto é achar as descobertas humanas como meros “acidentes”, citando o fogo, que foi descoberto ao acaso, mas para ser domesticado precisou passar por um longo processo social e cultural, o mesmo se dá acerca do mito da descoberta da cerâmica, que passa por todo um processo de experimentação antes de chegar ao ideal.

Pergunta 3 : Quando DaMatta aborda que no caso dos homens, pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir sociedade sem cultura, qual sentido dessa frase?

A cultura pode ser reificada no tempo e no espaço (através de sua projeção e materialização em objetos) ela pode sobreviver à sociedade que a atualiza num conjunto de práticas concretas e visíveis. Exemplificando, no caso da antropologia, uma sociedade pode desaparecer, porém no caso dos egípcios existem achados arqueológicos que permitem entender traços culturais mesmo após seu desaparecimento.

Pergunta 4: Ao tratar de sociedade e cultura, existe uma visão eclética que os dois fenômenos são parte de uma mesma coisa, a realidade humana. Explique a diferença de cultura e sociedade.

Cultura significa tudo que é feito, aprendido ou compartilhado por membros de uma sociedade: valores, crenças, comportamentos, símbolos, línguas e objetos materiais. Sociedade significa um grupo de pessoas que vivem em um território definido e que compartilham uma cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com