TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

5

Comparativo entre teorias de Comportamento Organizacional

Segundo IDALBERTO CHAVENATO comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia. Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes.

Porem segundo JOSE CARLOS FARIAS comportamento organizacional é o estudo do funcionamento da dinâmica das organizações e apresenta alguns aspectos importantes, como: a Teoria do Equilíbrio, os tipos de participantes e a Teoria da Aceitação da autoridade. As críticas são baseadas na fragilidade de alguns aspectos, como a abordagem mais descritiva e menos prescritiva, profunda reformulação da filosofia administrativa, dimensões bipolares, etc.

Quadro comparativo dos Sistemas Abertos e Fechado

Sistema Aberto

Sistema Fechado

CHIAVENATO - o chamado sistema aberto, que descreve as ações e interações de um organismo em um ambiente. Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados.

CHIAVENATO – O sistema fechado é o sistema que não apresenta intercâmbio com o meio ambiente que o circunda, pois é hermético a qualquer influencia ambiental. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas.

FARIAS - Existe em ambiente dinâmico, com a presença de outros sistemas, logo, esse meio ambiente interfere sobre a organização. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.

FARIAS – A organização é estática e criada com estrutura, critérios, e métodos e objetivos claramente definidos e que não se transformam. Ou seja, é hermético, não sofre nenhuma influência do seu ambiente e também não o influencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com