TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

1.1 - Conceito de Comportamento Organizacional

É o estudo da estrutura das relações pessoais de uma organização, de como esta “cadeia” de pessoas funciona e o papel que elas desempenham e como se comportam dentro das organizações, preocupando-se os gestores com o efeito positivo sobre as percepções, sentimentos e ações dos colaboradores, com a finalidade de garantir a eficiência e eficácia da produtividade. O foco do comportamento organizacional deve ser voltado para o bom gerenciamento da diversidade de pessoas existente e ser capaz de se antecipar as situações consideradas previsíveis bem como saber contornar as situações imprevistas.

Alguns problemas são característicos da falta de estudo do comportamento organizacional, dentre eles citamos: incapacidade de integrar as funções empresariais; comunicação deficiente entre as pessoas; insensibilidade aos membros das organizações que não compartilham das mesmas idéias; falta de habilidade no relacionamento pessoal e dificuldade de trabalhar em equipe de um modo eficaz; desmotivação.

1.2 - Comparação de Conceito de Comportamento Organizacional

Comparando as definições de Comportamento Organizacional de John A. Wagner III e Eduardo Soto, observamos que John destaca que o Comportamento Organizacional é dividido em vários segmentos, entre eles o comportamento micro organizacional, que procura mostrar a produtividade dos empregados, como eles sentem-se no seu local de trabalho e qual o desempenho dos cargos que eles ocupam; o comportamento micro organizacional também procura entender o comportamento das pessoas que formam uma equipe de trabalho, baseado na comunicação, na psicologia social e na sociologia integracionista; já o comportamento macro organizacional procura compreender o comportamento da empresa como um todo, como resolver os seus problemas, como gerenciar suas atividades e como prepará-la para as situações que possam surgir durante sua existência.

Eduardo Soto nos mostra que Comportamento Organizacional é mais relacionado à inteligência emocional humana. Ele busca mostrar que as características da personalidade das pessoas influenciam no seu desempenho profissional. Por exemplo, se uma pessoa está com problemas pessoais, o seu empenho profissional fica debilitado, porque mesmo não sendo correto ele acaba misturando as coisas, já que o ser humano é muito influenciado pelas suas emoções. Soto ensina que podemos aprender a nos controlar emocionalmente, assim podemos usar esse aprendizado em nosso favor para melhorar o nosso rendimento profissional e pessoal, porque às vezes acontece de uma pessoa ter a capacidade intelectual, mas não conseguir colocá-la em prática por ter a capacidade emocional debilitada.

1.3 - Quadro Comparativo dos Tipos de Sistemas

Uma organização é um sistema composto por sistemas e subsistemas que interagem entre si continuamente e que dependem mutuamente uns dos outros. Veja o quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados:

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

*sistema de interdependência,

*interagem com o meio ambiente,

*sofrem influencia de forças externas,

*são adaptativos, ou seja, ajustam-se constantemente as condições do meio,

* constante adaptabilidade, compostos por conceitos, planos, hipóteses e idéias,

Ex: as organizações *completamente autônomos e auto-suficientes,

*não envolvem em qualquer relação, material, informação ou energia com o meio ambiente;

*não sofrem influencias externas e também não influenciam no meio,

*estável;

*o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico, por isso composto por equipamentos, maquinas, objetos e coisas reais,

Ex: a matemática.

1.4 - Conceito de Inovação

A inovação é o caminho que as empresas devem buscar para enfrentarem os desafios do mercado e se manterem jovens e competitivas. Inovar é exploração de novas idéias ou transformar antigas idéias em novos sucessos. Para que seja caracterizada uma inovação dentro de um empreendimento, é necessário que se vejam os retornos financeiros para o mesmo, desta forma os preços serão impactados, e a receita da empresa deve mostra um aumento significativo.

Hoje ter um produto inovador é um diferencial para quem quer se destacar no mercado e deseja garantir vantagens competitivas superiores aos produtos oferecidos pela concorrência.

A motivação da equipe também tem uma grande importância dentro do processo de inovação. Uma pesquisa feita em uma empresa prestadora de serviços na área de limpeza e conservação de ambientes verificou-se que a simples implantação de palestras motivacionais que abordavam temas diversos onde os colaboradores poderiam aplicar os conhecimentos adquiridos tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho, mostrou-se bastante válida. Para os funcionários ficou marcado o quanto a empresa está preocupada e atenta com o bem estar da equipe levantando não só as preocupações do mercado, da organização, mas também temas do cotidiano individual. Em contra partida a empresa ganhou funcionários mais motivados, comprometidos, o relacionamento patrão x empregado ficou mais estreito e o resultado de tudo isso é um ambiente mais propício a novas idéias e uma melhoria significativa de produtividade. Nos anexos deste trabalho haverá o modelo do questionário com o nome de “Questionário de Feedback” do ultimo evento na empresa, os mesmo respondidos por 30 (trinta) funcionários da empresa onde foi feita a pesquisa.

Os processos de melhoria ou criação de novas idéias podem ocorrer de varias formas como:

Modificação de um produto, trazendo melhorias na sua forma;

Mudança no processo de produção ou aplicação de um serviço, mostrando um aumento na produtividade;

Incrementando o produto ou serviço, o que não mostra mudanças diretas no produto, mas a forma como os mesmo serão consumidos;

Inovação radical, que é a mudança drástica na forma em que o produto será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com