TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRAS

Artigo: CRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

técnica capacitada para gerir e desenvolver serviços e ações voltadas para o enfrentamento das famílias expostas a situações de vulnerabilidade social. Sua implantação se deu através do Conselho Municipal de Assistência Social, órgão deliberativo e fiscalizador de caráter permanente.

Entre as demandas da instituição pode ser visualizado: Idosos e deficientes que procuram o CRAS para se informarem a respeito de como ter acesso e quais são as condicionalidades para receber o Beneficio de Prestação Continuada (BPC); Famílias em situação de vulnerabilidade temporária necessitando de encaminhamento para os benefícios eventuais; Famílias em situação de pobreza e extrema pobreza para encaminhamento para o Programa Bolsa Família; Indivíduos sem documentação civil; Usuários em situação de violência domestica.

Objetivos institucionais

O CRAS é uma unidade pública voltada à prestação de serviços e programas socioassistencias de proteção social básica às famílias, de modo a potencializar a proteção social. Atualmente a instituição conta com uma equipe formada por três assistentes sociais, três auxiliares administrativos e uma auxiliar de serviços gerais. Este executa, organiza e coordena a rede de serviços sócioassistencial local da Politica de assistência social, tendo como publico alvo crianças, adolescentes, jovens, idosos e deficientes. Dentre os programas, serviços, ações, benefícios e projetos desenvolvidos no CRAS o que se destaca é o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF).

O PAIF é um conjunto de ações continuadas desenvolvidas por meio do acolhimento, acompanhamento e inserção das famílias em serviços sócio educativos de convivência, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e o encaminhamento das famílias para demais serviços socioassitencias e outras políticas. Sua ação principal é o acompanhamento sociofamiliar.

Proposta de atuação ao usuário

O ambiente do CRAS é tranquilo, existe o acompanhamento dos projetos desenvolvidos na instituição para famílias contempladas nos programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. A procura da comunidade pelos serviços oferecidos no CRAS é pequena, os atendimentos são feitos em sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com