TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência e religião

Por:   •  1/11/2016  •  Monografia  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES EST

BACHARELADO EM TEOLOGIA

PROJETO DE PESQUISA:

“Teologia da Ciência”

2016

PROJETO DE PESQUISA

1. Título provisório

        Teologia da Ciência

2. Objeto da Pesquisa

        O assunto deste trabalho de pesquisa são as teorias de criação do universo, de um ponto de vista principalmente criacionista.

        Serão abordados temas relacionados a criação do universo, especificamente teorias criacionistas, se aprofundando em diferentes interpretações bíblicas, sendo levantado também alguns conceitos de teorias evolucionistas.

3. Objetivos

Geral:

  • Analisar diferentes hipóteses bíblicas para a criação do universo, se aprofundando então na teoria criacionista tocando superficialmente no assunto da teoria evolucionista, com o objetivo de conciliar ambas as teorias chegando num consenso e quebrando o paradigma entre ciência e religião.

Específicos:

  • Verificar dentro da teoria criacionista mais de uma hipótese para a criação do universo, tendo como base a bíblia, interpretando de várias formas diferentes algumas passagens bíblicas sobre a criação e o tempo de criação do universo.
  • Analisar as principais versões evolucionistas para a criação do universo para as comparar com a teoria criacionista, descrever então a caminhada ao longo da história destas duas teorias, fazendo comparações entre elas.
  • Comparar as teorias criacionistas e evolucionistas e se aprofundar numa nova teoria a “teologia da ciência” que une ambas as teorias criando um novo conceito para a criação do universo fazendo com que as duas teorias estejam corretas numa única teoria.

 4. Justificativa

        Teorias sobre a criação do universo sempre intrigaram a humanidade, existem várias pesquisas, teorias, estudos, discussões, mas é um assunto em que não se tem um certo ou um errado, porque a humanidade nunca saberá como realmente foi o princípio de tudo.

No passado eram muito fortes as discussões entre igreja e ciência sobre a criação do universo, mas nunca se chegou a uma conclusão entre evolucionismo, criacionismo ou outra teoria, e é isso que torna esse assunto fascinante, essa dúvida que irá persistir independentemente dos argumentos. Mas recentemente alguns teólogos e cientistas apresentaram uma nova teoria que une tanto a teologia quanto a ciência, e permite expandir muito mais esse tema.

Essa pesquisa beneficia as pessoas de um modo geral, partindo do princípio que todas tem interesse em ler sobre um novo conceito de criação do universo, não necessariamente com o intuito dos leitores concordarem com essa pesquisa, mas abrir sim, portas para novas discussões, novas ideias e expandir perspectivas sobre um assunto sem uma resposta 100% correta.

5. Formulação do problema

O que é teoria criacionista? O que é teoria evolucionista? O que é teologia da ciência? O que a bíblia diz sobre a criação do universo? Quais interpretações distintas existem sobre a criação do universo biblicamente falando? Quem apoia a teoria do criacionismo? Quem apoia a teoria do evolucionismo? Como foi essa “disputa” entre estas teorias no passado? Como surgiu o universo?

A pergunta central deste projeto de pesquisa é: Como conciliar a teoria criacionista e a teoria evolucionista?

        

 

6. Quadro teórico

São inúmeras as referências sobre diversas teorias da criação do universo, porém nesta pesquisa a teoria criacionista será a principal, então, citações bíblicas serão citadas algumas vezes, além deste, o livro de Marcelo Gleiser “A Dança do Universo” e “os 11 maiores mistérios do universo” de Reinaldo José Lopes serão referências nesta pesquisa.

Não se tem uma resposta certa para “como realmente surgiu o universo”, então estes livros serão fundamentais para expor as diversas hipóteses para a criação do universo. E por fim, a “teologia da ciência” que é a teoria que une a teoria criacionista e evolucionista do pesquisador polonês Michael Heller será fundamental para o objetivo da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com