TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como você explicaria um fato sob o prisma sociológico?

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  5.039 Visualizações

Página 1 de 4

Como você explicaria um fato sob o prisma sociológico?

A Burocracia

Conceito e a importância da Burocracia e suas Características:

Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização lenta e vagarosa na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos efeitos do sistema e não ao sistema em si. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário: a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.

A burocracia é uma forma organizacional humana que se baseia na racionalidade, isto é na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Max Weber defende que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista, não se originou das mudanças tecnológicas nem de propriedade, como afirma Karl Marx, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, às quais denominou “ética protestante”: o trabalho duro e árduo, a poupança e o ascetismo que proporcionaram a reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio e consumo em símbolos materiais e improdutivos de vaidade e prestígio. A importância para Weber é sem duvidas a divisão de trabalho em áreas especializadas é obtida definição precisa dos deveres e responsabilidades de cada pessoa.

Características da Burocracia:

- Caráter legal das normas e regulamento.
- Caráter formal das comunicações. 
- Caráter racional e divisão do trabalho.
- Impessoalidade nas relações. 
- Hierarquia da autoridade.
- Rotinas e procedimentos padronizados. 
- Competência técnica e meritocracia. 
- Especialização da administração.
- Profissionalização dos participantes. 
- Completa previsibilidade do funcionamento.

Um Link encontrado na internet sobre esse assunto e mostra que o que Weber pensa sobre burocracia.

http://vejasociologia.blogspot.com.br/p/burocracia.html

Pesquise fatos, situações que acontecem em sua sociedade, no seu cotidiano.

Apresente esse fato neste fórum (pode ser mediante um breve resumo ou através de indicação do link).

A burocracia acontece em tudo que fazemos um exemplo disso na sociedade é, a demora no atendimento, as fichas que são poucas e finalmente as filas enormes em postos de atendimento para trabalhadores tentar dar entrada do seguro desemprego, tenho visto constantemente reportagens de jornais sobre esse fato.

 Mesmo que consigam entregar a documentação solicitada, às vezes falta alguma coisa, que só é vista após 15 dias da entrega de documentos, ou o trabalhador não pode dar entrada por falta de assinatura de alguém. Essa é a burocracia que gera reclamações ao órgão competente.

Links que encontrei na internet sobre esse assunto que retrata perfeitamente o assunto abordado.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/07/filas-para-tirar-seguro-desemprego-continuam-apos-denuncias-no-rj.html

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/burocracia-max-weber-e-o-significado-de-burocracia.htm

Faça um comentário usando alguns dos conceitos estudados nas 3 unidades para enxergar o fato sob o prisma da sociologia.

O homem é um individuo que tem por natureza a necessidade de formar grupos sociais. É um ser que vive em grupos e somente se humaniza quando adquire sociabilidade. Depende do outro, direta ou indiretamente, para sobreviver, atender suas necessidades básicas, desenvolver a linguagem e criar novas formas de vida.

A sociedade e uma estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura. Para entendermos o que acontece em nossa volta é necessário o estudo sobre o fato ocorrido, é para isso que a sociologia foi criada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com