TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano Nas Organizações

Casos: Comportamento Humano Nas Organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  8.504 Visualizações

Página 1 de 8

1 - Segundo Wagner III, Hollenbeck comportamento organizacional é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Existem três níveis para análise e estudo do comportamento organizacional. Assinale a alternativa correta:

RESPOSTA: Alternativa (d) O comportamento meso-organizacional visa entender e estudar os grupos nas organizações, portanto: a comunicação, a liderança, equipes, etc.

As Alternativas (a), (b), (c) e (e) estão incorretas, pois, no comportamento micro-organizacional o foco é o indivíduo e não os grupos, no comportamento macro-organizacional envolve a cultura organizacional, a estrutura, a mudança e os efeitos das políticas de gestão de pessoas. A única alternativa correta é a (d).

2 - Tendo em vista que o comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si, e que se refere ao processo e não ao conteúdo do trabalho administrativo, assinale a única alternativa correta que identifica, somente, suas principais metas.

RESPOSTA: Alternativa (c) Explicar, prever e controlar os comportamentos dos funcionários.

Robbins (2004) nos coloca que os objetivos do estudo o comportamento organizacional seriam: explicar, prever e controlar o comportamento humano.

3 - Foram identificados diversos traços de personalidade que permitem diferenciar as pessoas. Pervin define 5 traços fundamentais e relevantes para a organização.

Em todas as afirmativas os traços correpondem as suas definições, exceto:

RESPOSTA: Alternativa (c) Estabilidade emocional: refere-se ao bem-estar sentido nos relacionamentos.

A alternativa (c) esta incorreta, pois, estabilidade emocional refere-se à variação de humor e à segurança. As pessoas com maior estabilidade emocional tendem a ser calmas, flexíveis e seguras.

4 - De um modo geral, vemos apenas as coisas que estamos procurando.... A tal ponto que às vezes até as vemos onde não estão.” Eric Hoffer

Ao analisarmos a citação acima podemos dizer que:

I. Criamos um padrão que se ajusta ao nosso padrão tradicional, ou àquilo que gostaríamos que nosso padrão fosse.

II. Percepção é capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente

III. Percepção é o somatório das formas como uma pessoa reage e interage com os demais.

IV. Quando descrevemos o que vemos, na verdade descrevemos a nós mesmos, nossas percepções e paradigmas.

Assinale a opção verdadeira:

RESPOSTA: Alternativa (d) I e IV estão corretas.

Percepção é algo individual e cada indivíduo compreende a realidade de forma diferente, não é a capacidade que “algumas pessoas” possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente. Robbins (2004) define percepção como o processo em que as pessoas selecionam, organizam e interpretam informações existentes, por meio de suas impressões sensoriais (tato, olfato, paladar, audição e visão) com a finalidade de dar sentido ao ambiente ou ao modo como veem objetos e situação.

5 - Sobre os conceitos de percepção assinale a alternativa incorreta:

RESPOSTA: Alternativa (e) Já que o ser humano tem a capacidade de perceber sua existência, o contexto sócio-cultural não é relevante para a percepção em si, pois não interfere na percepção da situação da empresa.

A alternativa incorreta é a (e), afinal, dentre os fatores que influenciam a percepção estão os fatores da situação: ambiente social, o momento e o ambiente de trabalho. Desta forma, o contexto sócio-cultural é relevante para a percepção, pois interfere na percepção da situação da empresa.

6 - Sabe-se que entre as pessoas ocorrem diferenças de percepção e interpretação. Então qual a importância do feedback no processo de comunicação.

RESPOSTA: Alternativa (e) Minimizar as distorções que podem ocorrer na interpretação da mensagem pelo receptor.

O feedback desempenha um papel importante no processo de comunicação, afinal é através do mesmo que se torna possível identificar as percepções diferentes sobre uma mesma situação.

7 - Sobre o conceito de motivação assinale a resposta CORRETA:

RESPOSTA: Alternativa (a) Na escola da administração científica os homens considerados idênticos no processo de produção, os quais precisam ser mandados e manipulados.

Mc Gregor foi o estudioso responsável pela elaboração da Teoria X eY, o que torna as alternativas (b) e (e) incorretas. Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, o que torna a alternativa (c) incorreta, da mesma forma que está incorreta a alternativa (d), pois a Teoria das Necessidades foi criada por McClelland.

8 - A teoria da hierarquia das necessidades de Maslow é conhecida como uma das principais teorias motivacionais. Ele propõe um esquema para explicar a intensidade de certas necessidades. Tendo como base os conceitos aprendidos dessa teoria, assinale a alternativa que contenha a afirmativa correta:

RESPOSTA: Alternativa (c) Maslow nos diz que as necessidades de auto-realização tendem a ser atingidas, quando as demais necessidades estão satisfeitas.

A Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow é sequencial, desta forma, para se atingir as necessidades de auto-realização as demais deverão ter sido satisfeitas, como uma sequência lógica.

9 - Um consultor de RH da Empresa SAB S.A. recebeu uma solicitação da Diretoria Geral para desenvolver a motivação de seus funcionários, informando que: “Mesmo dando tudo ao nosso pessoal: boas condições de trabalho, salários condizentes com o mercado, conforto físico e segurança no trabalho, eles ainda se mostram insatisfeitos”. De acordo com a teoria de Maslow, existe uma razão:

RESPOSTA: Alternativa (b) Essa organização só cuida das necessidades fisiológicas e das necessidades de segurança.

Ao argumentar que “mesmo dando tudo ao pessoal; boas condições de trabalho, salários condizentes com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com