TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano Sociologia

Artigo: Comportamento Humano Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  1.918 Visualizações

1. Comportamento Humano – conceito:

É o estudo do comportamento do ser humano, e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações, bem como os motivos que condicionam tais ações, e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada indivíduo.

O comportamento humano, considerado a partir da ação dos componentes e constituintes psíquicos, é a conduta dos indivíduos, que se estende num imenso território de possibilidades e variações.

No primeiro livro da Ética a Nicômaco, Aristóteles se pergunta qual o bem cuja busca é a motivação fundamental do comportamento humano: "Em palavras, o acordo quanto a este ponto é quase geral; tanto a maioria dos homens quanto as pessoas mais qualificadas dizem que este bem supremo é a felicidade, e consideram que viver bem e ir bem (ser bem sucedido) equivale a ser feliz" (Ética a Nicômaco, Cp. I, 4, 1095 a).

Se a procura pela felicidade, segundo Aristóteles, seria o bem supremo que se busca, consubstanciada pelo viver bem e ser bem sucedido, deixa ele claro que essa opinião seria das pessoas mais qualificadas, deixando margem a que se possa supor que os parâmetros de felicidade variam de acordo com a condição cultural, econômica, faixa etária, valores intrínsecos etc.. Sem dúvida: se o sonho de consumo de um empresário seria trocar seu turboélice atual por um jatinho, essa aquisição não estaria nos planos de um adolescente

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com