TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL para a obtenção e atribuição de nota.

PROFESSOR-TUdos Santos RA - 425166

Rafael Henrique Ferreira RA - 429064TOR EAD: RENATA NATES

BRASÍLIA/DF

2013

3

RELATÓRIO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Alvimar Rogério de Souza RA - 431777

Caroline da Macena Alves RA - 423603

Francisco Everardo Soares RA - 413122

Maria de Fátima

Resumo

Comportamento Organizacional busca a compreensão das atitudes e ações dos indivíduos dentro de uma organização, e a forma em que a liderança pode trazer benefícios para ambas as partes. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, textos e artigos com referências em Comportamento Organizacional.

Palavras chave: Comportamento, Organização, Liderança.

Abstract

Organizational Behavior seeks to understand the attitudes and actions of individuals within an organization, and the way in which leadership can bring benefits to both parties. The methodology used was the literature, texts and references to articles in Organizational Behavior.

Key words: Behavior, Organization, Leadership.

4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

5

CAPÍTULO 1

6

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

6

1.1 – CONCEITO

6

1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS

6

CAPÍTULO 2

7

2. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

7

2.1 – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

7

2.1.1 – CONCEITO

7

2.2 – ANÁLISE DA PESQUISA

7

2.3 – EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES

8

CAPÍTULO 3

8

3. TRABALHO EM EQUIPE

8

3.1 – CONCEITO

8

3.2 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE

8

3.3 – ESTILOS DE ATUAÇÃO DE UMA EQUIPE

9

3.4 – RELEVÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES

9

3.5 – FATORES QUE GERAM O FRACASSO NA LIDERANÇA

9

CAPÍTULO 4

10

4. DEFININDO EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

10

4.1 – PERCEPÇÃO

10

4.2 – COMUNICAÇÃO

10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

11

6. REFERÊNCIAS

12

5

INTRODUÇÃO

As constantes mudanças e exigências impostas pelo mercado têm impulsionado às empresas a redefinirem suas formas de gestão, com adequações e ajustes aos novos contextos e formatos organizacionais, com intuito de obterem condições de sobrevivência e desenvolvimento diante da acirrada concorrência.

Administrar uma empresa é uma tarefa que exige muito mais que simplesmente dominar técnica de compra e venda. Gerenciar deixou de ser somente planejamento, organização, controle e coordenação. O mundo mudou, evoluiu, cresceu, globalizou e com isso a mudança de comportamento dos seres humanos tornou-se uma problemática a ser decifrada e resolvida pelos gerenciadores.

Uma grande dificuldade encontrada pelos gestores nas empresas é o comportamento dos indivíduos que fazem parte da sociedade e do grupo de trabalho; não é tarefa fácil coordenar uma equipe onde pessoas agem de formas distintas, com atitudes e ações divergentes.

O Comportamento organizacional busca compreender a relação do comportamento dos indivíduos dentro das organizações, partindo do princípio que o ser humano é influenciado pelas condições situacionais ou contingenciais.

Para entendermos melhor o Comportamento Organizacional e seu contexto dentro de uma empresa, é de suma importância que não deixemos de citar que uma empresa não se constrói somente de capital financeiro, mais do que isso, seus bens patrimoniais tem base no conjunto de capital financeiro, produtivo e capital humano que conduzidos por líderes direcionam e gerenciam colaboradores e seus comportamentos, em benefício da organização.

6

CAPÍTULO 1

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 – CONCEITO

Segundo ROBBINS (2000), Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.

Chiavenato (1999), p.304), define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência indisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com