TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Seminário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Seminário  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

ENTREGA

O trabalho deverá ser entregue no dia 13/05/2010, antes da realização da prova escrita.

OBSERVAÇÕES

1) Este é um trabalho em grupo, portanto, dividam as tarefas.

2) Não percam o foco! Perguntem-se se o que está sendo respondido está em conformidade com o que foi solicitado. Lembrem-se que algumas questões são divididas em sub-questões: estejam certos de que todas foram respondidas.

3) Não deixem para última hora! O trabalho representa 30% da nota.

4) Não serão aceitos trabalhos entregues fora das datas acima.

ESTUDO DE CASO: O CASO DO COMPORTAMENTO DE MARY SMITH

Mary Smith veio trabalhar como escrituraria e datilógrafa na Ploughers Power and light Company há cinco anos. Era bem arrumada, quieta e razoavelmente proficiente. Durante os quatro anos e meio seguintes, seu desem¬penho continuou desse modo. Embora não extraordinário, seu trabalho era bom, sua freqüência regular e seus modos agradáveis, porém reservados. Entretanto, há cerca de seis meses Mary tornou-se cada vez menos reservada. No início, seus colegas aplaudiram. "Finalmente Mary está saindo da concha", diziam. Mas, com o passar do tempo, Mary foi ficando cada vez mais impor-tuna. Ouvia uma piada indecente e ria quase histericamente até muito depois de ter passado a graça. Há duas semanas, sua conduta no escritório tornou-se ainda mais estranha. Sentava-se à sua mesa e começava a rir alto para si mes¬ma. Depois, com a mesma rapidez, ficava olhando para o vazio, com lágrimas correndo pelo rosto. Por duas vezes, uma das colegas com quem trabalhava perguntou-lhe se havia algo errado, mas Mary apenas sacudiu a cabeça.

Naturalmente, durante este período seu trabalho também piorou. Sua datilografia era relaxada e freqüentemente continha erros. Sua produção caiu de maneira acentuada. Finalmente, sua supervisora chamou-a ao escritório. Inicialmente, falou-lhe a respeito de seu desempenho e mostrou-lhe alguns exemplos de má datilografia. Depois, muito gentilmente, disse: "Mary, eu sei que alguma coisa a vem aborrecendo há vários meses. Hesitei em falar nisso antes porque poderia tratar-se de um problema particular. Mas agora isso está afetando seu trabalho a ponto de não podermos mais tolerar. Você gostaria de me falar a respeito? Estou pronta para escutar e ver se juntas podemos chegar a uma solução satisfatória".

Com isso Mary explodiu. Jogou a cabeça para trás e riu incontrolavel¬mente. Depois, subitamente, assumiu um ar de desprezo e descarregou sobre a supervisora o que pareciam ser injúrias completamente sem sentido. Começou a gritar de tal forma que a supervisora fechou a porta para que os outros não ouvissem. Em seguida, Mary, levantou-se bruscamente e gritou: "Não me tranque aqui! Eu vou embora". Mas, quando chegou à porta, voltou-se, caiu no chão e começou a soluçar.

Adaptado de: BITTEL, Lester R. Supervisão Eficaz. São Paulo: Makron Books Editora, 1998.

A) Responda as alternativas abaixo, classificando-as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com