TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 8

CAPÍTULO 1

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Para James G. Hunt, o Comportamento Organizacional é um corpo interdisciplinar de conhecimento com forte ligação com as ciências comportamentais da psicologia, sociologia e antropologia; bem como as ciências sociais, tais como a economia e sociologia. O Comportamento Organizacional é singular, contudo, em sua dedicação à aplicação e integração desses diversos enfoques para obter uma maior compreensão do comportamento humano nas organizações. Usa métodos científicos para desenvolver e testar empiricamente suas teorias e conceitos. Em todos os casos, a base científica do CO é importante por que:

1) o processo de coleta de dados é controlado e sistemático;

2) as explicações propostas são cuidadosamente testadas;

3) apenas as explicações que possam ser cientificamente verificadas são aceitas.

O Comportamento Organizacional utiliza pensamento contingencial para verificar como situações diferentes podem ser entendidas e trabalhadas. Em vez de buscar uma forma única ou universal de gerenciar pessoas e organizações, o Comportamento Organizacional reconhece que as práticas devem se encaixar nas necessidades de cada situação. Umas das importantes variáveis contingenciais estudadas no Comportamento Organizacional são o meio ambiente, tecnologia, estrutura e as pessoas.

Para Idalberto Chiavenato, existe um relacionamento de intercâmbio entre os indivíduos e a organização. O modo pelo qual os objetivos individuais são satisfeitos determina sua percepção do relacionamento. Esse relacionamento poderá ser percebido como satisfatório para as pessoas que percebem que suas recompensas excederam as demandas feitas sobre elas. A pessoa ingressa na organização e nela permanece se espera que suas satisfações pessoais sejam maiores que seus esforços pessoais. Se ela acredita que seus esforços pessoais ultrapassem as satisfações, ela se torna propensa a abandonar a organização, se possível.

Comparando os dois autores, conclui-se que o ser humano é colocado como principal preocupação, sendo assim através do diálogo pode se chegar a resolução de problemas sem comprometer o bom desempenho psicológico.

Os sistemas de comportamento organizacional são divididos entre abertos e fechados. Sistema aberto: Pode-se descrever sistema aberto como sendo um conjunto de partes que interagem com seu ambiente, havendo um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema. Um exemplo típico de sistemas aberto é o corpo humano, já que sua interação com o meio ambiente é total.

Segundo Bio (1985, p.19): Os sistemas abertos envolvem a ideia de que determinados “inputs” são introduzidos no sistema e, processados, geram certos “outputs”. Com efeito, a empresa vale-se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resulta bens ou serviços a serem fornecidos.

Sistema Fechado: É considerado um sistema sem nenhum vínculo com o ambiente externo, é o oposto do sistema aberto, são como as máquinas, o relógio, etc. São componentes de um conjunto mecânico que tem uma função-objetivo, que é cumprido sem a integração com o meio ambiente.

Segundo L. Von Bertalanffy, citado por Bil (1996, p.18) do ponto de vista físico, o estado característico de um organismo vivo é o sistema aberto. Um sistema fechado, se nenhum material entra ou deixa-o, é aberto se há importação e exportação e, conseqüentemente, mudança dos componentes. Sistemas vivos são sistemas abertos, que se mantém trocando materiais com o ambiente.

Sistemas Abertos Sistemas Fechados

Organismo. Máquinas.

Interage com o meio ambiente Não apresentam interação com o meio ambiente.

São facilmente adaptativos. Não são adaptativos.

Organização Social Cibernético (termostato, regulação).

Entrada e saída de informações. Não há entrada nem saída de informações.

Fonte: http://www.infopedia.pt/$sistemas-abertos-fechados-e-isolados

http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/conceito-de-comportamento-organizacional/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_abertos_em_administracao

CAPÍTULO 2

Foi feita uma pesquisa para saber como as pessoas definem inovação, e chegamos a conclusão que podemos definir inovação como uma “ferramenta” poderosa para o crescimento econômico e sustentação de uma organização, pois cria aumentos de competitividade. Sabemos que hoje no mundo comercial temos concorrentes fortes e que para ganharmos ou nos mantermos no mercado é necessário inovarmos a cada momento. A inovação é a melhoria contínua daquilo que já existe, mas necessita ser aprimorado para estar cada vez melhor, e com isso trazer ganhos para a organização.

O acesso às informações está cada vez mais facilitado. As organizações precisam ser cada vez mais competitivas. Porém, não bastam apenas termos várias informações, por melhor analisadas que sejam, para que sirvam de parâmetros numa tomada lógica de decisões. Além disso, não existem informações completas, perfeitas e restritas por muito tempo. O contexto empresarial é mutante. O diferencial está justamente no tratamento ao qual submetemos essas informações, buscando extrair todos os sentidos destas informações.

Todo e qualquer tomador de decisões deve instigar sua mente, provocar novas ideias e a partir daí verificar as informações relevantes ao seu desenvolvimento. Vale ressaltar que uma ideia bem desenvolvida é muito mais diferencial do que uma análise competente de várias informações. O tempo também é fator muito relevante. Uma nova ideia pode surgir em segundos, enquanto que uma análise adequada pode ocupar várias horas. Vale lembrar que de nada adianta sermos criativos e não inovarmos, ou seja, colocarmos essa ideia em prática.

O Brasil tem talento empreendedor de sobra e pesquisa científica de excelência. Mas, sem um ambiente encorajador para a inovação, o país não conseguirá transformar conhecimento em desenvolvimento econômico. O País tem alguns pontos fortes para a inovação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com