TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  9.323 Palavras (38 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 38

COMPORTAMENTO ORGANOZACIONAL

MOTIVAÇÃO : CONCEITOS BÁSICOS

È processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta.

Assim tenha em mente, o nível dela varia tanto em um indivíduo, quanto em apenas em um indivíduo em momentos diferentes.

Elementos chaves: São três:

Intensidade – Refere-se quanto esforço a pessoa despende. É o elemento o qual a maioria de nós se refere quando falamos de motivação. Contudo, uma alta intensidade não é capaz de levar a resultados favoráveis de desempenho profissional, a menos que canalizada em uma direção favorável à organização.

Direção - é o tipo de esforço que devemos buscar que vai na busca de objetivos e que seja coerente a estes objetivos da organização

Persistência – Existe uma dimensão de persistência, é uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço.

TEORIAS CLÁSSICAS DE MOTIVAÇÃO

Teorias formuladas á partir da década de 1950, período do desenvolvimento sobre os conceito de motivação

São elas:

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

È a mais conhecida das teorias de motivação. Se refere as pirâmides de Maslow, que define que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de necessidades, que são:

1 - Fisiológica: Inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais.

2 - Segurança: segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.

Estas duas (Fisiológica e Segurança), são consideradas necessidade de nível inferior

3 - Social: afeição, aceitação, amizade e o sentimento de pertencer a um grupo.

4 - Estima: Fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia, e fatores externos, como status, reconhecimento e atenção.

5 - Auto-realização: ímpeto de se tornar tudo aquilo que se é capaz de ser. Inclui crescimento, alcance do próprio potencial e auto-desenvolvimento.

Estas necessidades acima (Social, Estima e Auto – realização) são consideradas necessidade de nível superior.

De acordo com a Teoria cada uma das necessidades satisfeitas não motiva mais, portanto, na medida em cada uma delas é atendida, a próxima torna-se dominante, o indivíduo move-se para o topo da hierarquia. Então para motivar alguém, é necessário saber o nível de hierarquia que a pessoa se encontra no momento de focar a satisfação naquele nível ou no patamar imediatamente superior.

TEORIA X E Y

Douglas MacGregor propôs duas visões distintas do ser humano: uma basicamene negativo a Teoria e outra basicamente positiva, a Teoria Y.

TEORIA X

Os gestores acreditam que o funcionário não gosta de trabalhar, devem ser orientados e até coagidos a fazer. Pessoas que precisam de ulgum “empurrão”.

TEORIA Y

Os gestores presumem que os funcionários podem achar o trabalho algo tão natural quabto descansar ou se divertir e, portanto, a pessoa mediana pode aprender a aceitar ou até a buscar o exercício de responsabilidades. Supõe que as necessidades de nível superior ( segundo teoria de Malow) são as dominantes.

Portanto não há evidencias de que as Teorias X e Y sejam válidas, pois as Teorias de Comportamento precisam ter respaldo empírico antes de podermos aceitá-las, tal respaldo seria necessário as duas teorias da mesma maneira que acontece com as teorias de hierarquia de Necessidade.

TEORIA DOS DOIS FATORES

Foi proposta por Frederick Herzberg, conhecida também como teoria da higiene-motivação. Com a crença de que a relação de uma pessoa com seu trabalho é básica e de que essa atitude pode determinar seu sucesso ou seu fracasso.

Conclui que o oposto da satisfação não é a insatisfação, como normalmente acreditava, a eliminação dos fatores insatisfatórios de um trabalho não necessariamente o torna satisfatório.

Esta teoria divide os fatores de motivação em higiênicos e motivadores.

Fatores Higiênicos: abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: ambiente de trabalho, relacionamento com os superiores, segurança no emprego, benefícios sociais e salário, entre outros.

Fatores Motivacionais: estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado e abrange: reconhecimento e oportunidade de progresso profissional, responsabilidade e realização

As maiores contribuições da Teoria dos dois Fatores para a compreensão da motivação para o trabalho foram: a possibilidade de o funcionário ter maior autonomia para realização e planejamento de seu trabalho, a valorização dos processos de enriquecimento de cargos e uma abordagem diferenciada sobre papel da remuneração sobre a motivação para trabalho.

TEORIA DA NECESSIDADE DE McCLELLAND

Enfoca três necessidades:

Necessidade da Realização (nAch) – Busca da Excelência, a realização com relação a determinados padrões, ímpeto para alcançar o sucesso.

Necessidade de Poder (nPow) – necessidade de Fazer que os Outros se comportem de um modo que não o fariam normalmente.

Necessidade de Afiliação(nAff) – desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.

Dentre as três necessidades tanto MacClelland como outros pesquisadores focaram mais na necessidade de realização (nAch), os grandes realizadores tem mais desempenho quando percebem uma probabilidade de sucesso em 0,5, ou seja, 50% de chance de sucesso. Eles não gostam de situações mujito fora de controle, pois não se sentem satisfeitos em relação cujo o sucesso se deu por acaso. Da mesma forma situações sob muito controle (com alta probabilidade de sucesso) também não são de seu agrado, pois não trazem desafios, preferem estabelecer metas que o desafiem.

Das teorias clássicas a de MacClelland foi a que recebeu mais suporte, infelizmente é a que menos dá resultados práticos.

TEORIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com