TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

2 O Comportamento Organizacional?

(Apresentar o conceito de comportamento organizacional).

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, evita problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

Como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, dos funcionários, as empresas trazem soluções para que as pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão.

3 Principais Oportunidades e Desafios no uso do Comportamento Organizacional.

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos. É um meio que oferece desafios e oportunidades, como determinar onde os problemas se encontram e como podem ser trabalhados.

Os principais são:

 Fortalecendo as pessoas

 Estimulando a inovação e a mudança:

 Lidando com a “temporariedade”

4 Origem da Qualidade de Vida no Trabalho.

(Apresentar a origem e o conceito da qualidade de vida no trabalho).

A origem do movimento de qualidade de vida surgiu em meados da década de 50, mais especificamente na Inglaterra, por meio do trabalho de Eric Trist e seus colaboradores, que realizaram estudos para tentar compreender a relação existente entre indivíduo, trabalho e organização. Eles observaram que um dos aspectos fundamentais é a realização do indivíduo no trabalho.

Somente na década de 60, tomaram iniciativas, na busca de melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar só efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dos trabalhadores.

Conforme França (1997, p. 80):

Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas durante o trabalho na empresa.

4.1. A Importância de Aplicar a Qualidade de Vida no Trabalho.

A empresa benfeitora, de uma instituição que garantia seu sustento independente do seu desempenho profissional ficou no passado.O mercado está mudando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com