TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1

Comportamento organizacional, primeiro pensar comportamento sem essa classificação organizacional, sem pensar no ambiente de empresa, comportamento seria todo tipo de resposta ou reação que um indivíduo tem a um estímulo, organizacional seria forma da administração da empresa ou organização, o que se passa como é organizada uma empresa, forma global de olharmos para uma empresa dentro da visão administrativa.

Com isso podemos definir Comportamento Organizacional como um campo de estudos sistemáticos do comportamento humano que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Passo 2

Segundo Eduardo Soto, Comportamento organizacional usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento que normalmente se fariam somente com a intuição. Todavia, devido ao fato de que as pessoas são diferentes, precisamos observar o comportamento organizacional em uma perspectiva de contingência, utilizando variáveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito. Operam no terreno global e devem enfrentar os desafios da competitividade global e a incidência destes nas mudanças da conduta do comportamento.

Já John Wagner III, enfatiza que o comportamento organizacional é dividido em vários segmentos, entre eles o comportamento micro organizacional, que procura mostrar a produtividade dos empregados, como eles sentem-se no seu local de trabalho e qual o desempenho dos cargos que eles ocupam; o comportamento meso organizacional, que procura entender o comportamento das pessoas que formam uma equipe de trabalho, baseado na comunicação, na psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro organizacional, que procura compreender o comportamento da empresa como um todo, como resolver seus problemas, como gerenciar suas atividades e como prepara-las para as situações que possam surgir durante sua existência.

A seguir um quadro comparativo entre sistemas abertos e sistemas fechados:

Sistema aberto

Sistema fechado

Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente;

Estão isolados do meio ambiente.

Entropia negativa;

Entropia positiva

Sistemas abertos são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviverem devem reajustar-se constantemente às condições do meio. Mantêm um jogo recíproco com as forças do ambiente e a qualidade de sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, aproximando-se de uma operação adaptativa. A adaptabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com