TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Projeto de pesquisa: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

As organizações que aprendem são formadas por pessoas que expandem, continuamente a sua capacidade de criar os resultados que desejam. São organizações que têm a necessidade permanente de informação e a disseminam muito bem.

O conceito de organização de aprendizagem passa a assumir uma posição de destaque, dado que a aprendizagem se torna um elemento vital para se ter vantagem competitiva.

Senge (1990) afirma que as organizações que aprendem são instituições nas quais as pessoas se voltam para a aprendizagem colectiva, o que requer o comprometimento com resultados que sejam motivadores.

A aprendizagem organizacional preocupa-se em favorecer aprendizagens num contexto competitivo no qual a inovação em produtos e processos é nuclear à sobrevivência de organizações.

A aprendizagem organizacional é um fenómeno que apresenta duas facetas: uma tangível e outra intangível. A primeira se refere a rotinas e procedimentos institucionalizados. É a dimensão estrutural do processo de aprendizagem. A segunda tem relação com os valores, normas e crenças compartilhadas, e representa a dimensão cultural do processo de aprendizagem.

Shrivastava (1981, p.15) refere que aprendizagem organizacional é o processo pelo qual a base do conhecimento organizacional é construída e desenvolvida.

Segundo Pantoja, Lima e Borges-Andrade (2002), aprendizagem é um processo psicológico que ocorre no nível do indivíduo. Segundo os mesmos autores, quem aprende são os indivíduos e não as organizações, apenas é possível compreender como ocorre a transferência de aprendizagem do nível individual para o nível organizacional.

Os conceitos organização de aprendizagem e aprendizagem organizacional são intimamente relacionados, interdependentes e, portanto, podem ser melhor explorados se observados em conjunto. Estes dos conceitos não devem ser tratados como sinónimos, mas como contrastes que se complementam.

Uma organização que aprende tem uma perspectiva descritiva tendo como finalidade ”mudar e prescrever”. A aprendizagem organizacional uma perspectiva processual e a sua finalidade é compreender e analisar. O objectivo da primeira é o ajuste de ferramentas metodológicas específicas para o diagnóstico e avaliação que permitem identificar e avaliar a qualidade dos processos de aprendizagem. A aprendizagem tem como objectivo a descrição de como a organização aprende através de uma reflexão sobre as possibilidades concretas de ocorrer aprendizagem na organização. Uma organização que aprende apresenta uma natureza mais descritiva enquanto na aprendizagem organização tem uma natureza mais processual. Nas organizações que aprendem a organização é um aprendizado através da organização, como um sistema integrado. No segundo conceito o aprendizado é individual e em grupos, na organização.

Na vertente aprendizagem organizacional fica evidente que este processo é bastante complexo, multideterminado e que requer um esforço interdisciplinar para equacionar as seus múltiplas questões teóricas e empíricas.

As organizações que aprendem são um conjunto de desafios que cercam a pesquisa nela desenvolvida.

Conceito de empresa/organização

Considerado como um dos patrimónios de uma empresa, pode ser vendido, e possui Valor de mercado.

Empresas:

Uma empresa é uma pessoa jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana.

O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores.

A concepção de uma empresa, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que irão engendrar a organização e o consequente desenvolvimento da empresa.

Segundo a Teoria Sistémica, esses princípios administrativos são dados por quatro fatores:

* Planeamento,

* Organização

* Coordenação

* Controle.

A organização pode ainda ser divida em duas fases:

* Economia Rudimentar: consumo reduzido, baixa produção, artesanal, falta de organização.

* Economia Evoluída: aumento do consumo, produção empresarial, desenvolvimento da organização.

As empresas ainda podem ser classificadas quanto a:

* Objetivos (comerciais, industriais, de prestação de serviços).

* Tamanho (grande, média, pequena, micro).

* Estrutura: (individuais, coletivas, públicas, mistas).

* Volume de Trabalho Interno (simples, complexas).

* Organização (Linear ou Militar, Funcional, Estado Maior ou “Staff”).

"Produzir" é o ato de transformar recursos materiais em bens de consumo pela atividade comercial.

"Desperdício" é a perda de materiais por negligencia, imperícia ou imprudência do agente administrativo. O desperdício pode ser causado por tipos de origem, fator material, humano ou racional.

Pelo setor económico, dependendo do tipo de prestação da empresa, tem-se as seguintes categorias:

* Setor primário, correspondendo à agricultura;

* Setor secundário, correspondendo à indústria;

* Setor terciário, correspondendo ao setor de serviços.

* Setor quaternário, correspondendo às organizações não governamentais.

Programa de Qualificação baseado em capacidades e Desenvolvimento

Não basta somente ter o conhecimento, é preciso utilizá-lo de maneira que siga as tendências e mudanças da atualidade, as pessoas precisam aprender e aprender de forma contínua. Para atender a demanda do mercado atual, das exigências organizacionais. Para isso a aprendizagem organizacional traz o treinamento e desenvolvimento, que nada mais é que um processo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com