TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização, e depois utiliza esse conhecimento para ajudar as empresas a trabalharem com mais eficácia. Com o passar do tempo às empresas tem passado a perceber a importância do líder nesse contexto empresarial, com metas que podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançar o mesmo ponto e para tanto, um bom líder focada na motivação do indivíduo que é necessário na empresa. Nesse contexto, o propósito desse trabalho é dar uma breve visão a respeito da liderança como um todo, passando por modelos de gestão e fatores influenciadores atuais para então esboçar como será o futuro no que diz respeito o gestor, mostra que os lideres precisam desenvolver suas habilidades interpessoais ou humanas para que possam ser eficazes em suas funções.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vinda de clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico, requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento, com a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situações de trabalho constituindo assim o campo de estudo do comportamento organizacional.

Contudo, as investigações de questões relacionados, com liderança e poder, estrutura e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflitos e dimensionamento de trabalho, entre outros, temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações, com isso os administradores eficientes facilitam o desenvolvimento fornecendo as coisas de que as pessoas precisam para desempenhar sua função, para oferecer ao pessoal treinamento adequado, ferramentas e equipamentos necessários, orçamento apropriado, pessoal de apoio, autoridade e informações suficientes para que o pessoal faça um bom trabalho. Pode-se dizer que o comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

2. Contexto histórico

A compreensão que representa a liderança nos dias atuais exige o conhecimento preliminar dos caminhos pelos quais passou as teorias administrativas ao longo do tempo. O período em que compreende a teoria comportamental denominou-se “Era Industrial Neoclássica (1950-1990)”, onde a ênfase nas pessoas teve seu inicio com a “Teoria das Relações Humanas”. Com o decorrer da “Era Industrial Neoclássica” surge a teoria comportamental, a moderna sucessora da teoria das relações humanas.

Essa abordagem surgiu nos resultados da famosa experiência de Hawthorne, realizada no ano de 1930 para pesquisa o efeito das condições ambientais sobre a produtividade do pessoal, no sentido de dar importância ao fato humano na organização e a necessidade de humanização e democratização das organizações.

As principais conclusões de hawthorne foram: o trabalho é uma atividade tipicamente grupal; o operário não reage individual e nem isolado; a tarefa da administração é formar líderes capazes de compreender, comunicar e persuadir, e a pessoa são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com