TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

· AD 1 - Comportamento Organizacional

1. Considerando os vínculos e as relações laborais existentes nas organizações, responda às questões a seguir. Em um primeiro momento, é essencial que você exponha seu entendimento, não importando se ele está certo ou não. Depois, com o apoio de seu tutor, você poderá ajustá-lo, se necessário.

a) Relacione alguns exemplos de recursos materiais, financeiros, informacionais e de pessoas.

RESPOSTA: Recursos Materiais: material de expediente, combustível, máquinas e equipamentos;

Recursos Financeiros: Capital, fluxo de caixa;

Recursos Informacionais: Tecnologia, sistema de redes;

Recursos de Pessoas: Agentes públicos e privados.

b) Podemos considerar os agentes públicos como recursos?

RESPOSTA: Sim

c) Considerando sua resposta do item (b), identifique que implicações essa interpretação possui.

RESPOSTA: Por fazerem parte das relações que mantêm com a administração Pública, nas organizações que prestam serviços ao estado e as pessoas jurídicas da Administração Indireta, por exemplo: autarquias, fundações,empresas públicas e sociedades de economia mista. Os agentes públicos podem sim ser considerados como recursos humanos. Podendo ser distribuídos em direção, gerenciamento, assessoria, técnicos, colaboradores e por vezes supervisores.

2. Imagine uma praça de pedágio em seu município. Agora, considerando os atendentes dessa praça, identifique em qual categoria de agentes públicos eles se inserem e justifique sua resposta.

RESPOSTA: Estão na categoria de servidores temporários, pois segundo a formulação de Bandeira de Mello (2005), são agentes admitidos por prazo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. Esses agentes exercem funções públicas, sem estarem vinculados a cargos ou a empregos públicos, conforme artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal.

3. Pesquise nos órgãos ou setores de recursos humanos de uma organização pública as formas de provimento derivado e liste os aspectos referentes ao relacionamento humano na organização, tais como: motivação, liderança, entre outros. Por exemplo, que aspectos cercam um servidor público reintegrado à Administração Pública por decisão judicial?

RESPOSTA: Provimento Derivado, exemplos de órgãos ou setores: IBAMA, FUNASA;

Os aspectos referentes ao relacionamento humano na organização: motivação; liderança; remuneração; condições físico-psicológicas do trabalho; benefícios sociais; e qualidade de vida no trabalho.

A Reintegração é o retorno do servidor estável ao serviço público, no mesmo cargo que por ele ocupado, em função da invalidação judicial de sua demissão. Não obstante a norma constitucional não tenha se referido à invalidação administrativa do ato demissório, também, nesse caso, será reconhecido o mesmo direito ao servidor, pois é cediço que ato nulo não gera efeitos jurídicos e, portanto, a anulação da demissão retroagirá, assegurando ao servidor o direito de reintegração no cargo. Verificando-se tal hipótese, ou seja, o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, surgem as figuras do Aproveitamento e Disponibilidade, a serem reconhecidas ao servidor estável desapossado do cargo pelo servidor reintegrado. Aquele será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado e, não sendo mais possível assim proceder, ele será aproveitado em outro, desde que de mesma natureza e atribuições. Caso não haja esse aproveitamento, esse servidor terá, finalmente, direito de ser colocado em disponibilidade remunerada, com proventos proporcionais, tudo conforme dispõe o art. 41, §2º, CR.

4. Pense sobre os motivos que levaram você a se inscrever neste curso. Quais eram as suas motivações? Eram questões internas (realização pessoal, interesse etc.) ou externas (melhoria do salário, status, paquera, conhecer pessoas?). Faça um pequeno texto expressando seus motivos.

RESPOSTA: A minha escolha com relação a este curso, pauta-se pelo interesse por ser uma especialização oferecida pela Universidade Federal Fluminense/Universidade Aberta do Brasil (UFF/UAB) e por dar continuidade a uma formação especifica, por ser servidora pública federal.

Acredito que o Curso de Especialização em Gestão Pública me propiciará um aperfeiçoamento e aprofundamento teórico no meu fazer profissional diário.

É cabível salientar que a busca por uma abordagem que se insere numa linha critica, que propõe interrogantes concretos em torno do discurso que defende os novos paradigmas de qualidade no setor público, com todas as suas implicações teóricas e paradigmáticas, é uma busca constante em meu fazer profissional.

Nesse sentido, amparada em uma ética institucional, a busca em apreender acerca das diferentes e renovadas expressões da Gestão Pública, também é condição para o fazer profissional, obtendo um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.

5. Podemos evidenciar nesta Unidade como a doutrina do pensamento administrativo influenciou a Administração Pública. Para contextualizar melhor essa relação, pesquise sobre o Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) de sua cidade indicando suas origens e influências.

RESPOSTA: A evolução do pensamento administrativo também ocorreu a partir da formulação de diversas construções teóricas que pretendiam explicar a influência dos diferentes níveis de motivação no comportamento humano, especialmente, no ambiente organizacional. No âmbito do setor público, em que pese às limitações em termos de estudos produzidos nesta área, identificamos componentes bastante próprios para a análise do fenômeno motivacional, são eles: os condicionantes normativos das relações entre Administração Pública e agente público, a natureza do produto do setor público (bens e serviços públicos), a dinâmica das atividades internas ao ambiente de trabalho, as relações pessoais etc.

Na criação do Departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com