TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

1- INDRODUÇÃO

2 – CAPITULO I

Comportamento Organizacional trata-se do estudo do comportamento humano, com foco no comportamento (atitudes) individual ou grupal dentro das organizações. Esse estudo consiste na intenção de melhorar/aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade promovendo satisfação de ambas às partes (exemplo: empresa x colaborador), e também avaliar o impacto e importância de cada individuo para as organizações. Esse estudo engloba conceitos de psicologia(compreender microproblemas da vida organizacional, como percepção,motivação, dinâmica e aprendizagem em grupos), sociologia(nível macro; ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança), administração entre outros, o que possibilita o entendimento e influencia das necessidades do individuo. Podendo assim trabalhar suas habilidades, conhecer seus valores e que os levam à automotivação.

2- CAPITULO II: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

É considerada inovação tecnológica, toda atividade nova implantada pelo setor produtivo através de pesquisas ou investimentos, que aumente a eficiência do processo produtivo ou aprimoramento de produtos ou serviços. Então Inovação Tecnológica pode ser de produto ou serviço, de acordo com o manual de Oslo.

• Inovação de Produtos Tecnologicamente Novos – Mudam-se as características tecnológicas ou de uso dos produtos já existentes.

• Inovação de Produtos Tecnologicamente Aprimorados – Produtos já existentes passam a ter desempenho aprimorado ou elevado, em termo de desempenho ou menor custo.

• Inovação Tecnológica de Processo – Implantação de novos métodos de produção ou os mesmos significativamente melhorados. Esses métodos podem vir através de novos equipamentos ou organização e mudanças na produção, isso pode derivar do uso de novos conhecimentos.

Entendendo um pouco sobre o que é inovação tecnológica, vamos entender um pouco mais trazendo para nossa realidade, a Inovação no Brasil.

Embora o Brasil tenha talento empreendedor de sobra, falta ambiente encorajador para a inovação, e sem esse recurso o país não conseguirá transformar esse conhecimento em desenvolvimento econômico, pois a inovação nada mais é que por em prática o conhecimento. No entanto se faz necessária diversas mudanças de melhorias para que nosso ponto forte sobressaia os pontos fracos.

3- CAPITULO III

Com relação ao texto: Trabalho em Equipe e a figura apresentada pode concluir que é fundamental valorizar e estimular a interatividade, a criatividade, a união no cumprimento de metas e objetivos e o crescimento coletivo.

É importante está sempre aberto as ideias dos companheiros, preocupe-se com a equipe, com o rendimento em alcançar o objetivo, para que não haja disputas ideológicas particulares, reconhecer novas ideias e se elas forem boas nada melhor que apoiá-las.

Aproveitar o trabalho em equipe e tentar fazer dele algo satisfatório e muito harmonioso, além de mostrar o seu ponto de vista e as suas ideias com paciência.

É fundamental ficar atento para não fugir do foco, por isso, as decisões devem ser tomadas e metas traçadas, justamente porque há pessoas que tem certa resistência a mudanças, portanto, sempre tenha o objetivo como mais importante.

Refletir como dividi bem as tarefas, ser solidário, ter consciência de que você pode ajudar os demais, assim como pode ser ajudado.

O planejamento é muito importante, considerado essencial. O planejamento e a organização são de muita importância para que todo o trabalho em equipe tenha sucesso. O diálogo é outro fator essencial para qualquer problema que possa surgir no decorrer do serviço.

4- CAPITULO IV: PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO – DIFERENÇIAS DE COMPETITIVIDADE.

Devido à grande concorrência mercadológica que vivemos hoje, onde para as empresas já não se existe grande diferencial na matéria em si produzida, ocorre uma busca maior em diferenciais no recurso humano. Para entendermos essa nova visão estratégica, precisamos conhecer dois pilares importantes interligados a lei da percepção e a comunicação.

Como em tudo no universo é regido por leis, também no âmbito organizacional existe a lei da percepção, a qual interpreta a informação dos estímulos capitados pela visão. A lei da percepção subdivide-se em algumas estratégias ao homem como:

Tendência a Estrutura essa é uma estratégia dentro da lei que de forma natural o individuo é levado a organizar ou a estruturar os diferentes ambientes e elementos que aparecem no seu campo de estimulações (visão). Essa tendência é estruturada de 2 maneiras:

• Pelas Semelhanças: como o próprio nome diz, quando os elementos visuais de seu ambiente que tem cor, forma ou textura semelhantes, pertencentes a mesma categoria de uma estrutura.

• Pelas Proximidades: ou seja, quanto maior proximidade, maior possibilidade de agruparmos os objetos.

As outras estratégias dessa lei têm relação com o individuo, em sua definição do ambiente e dos seus respectivos objetos como tamanho, forma cor. E também por indicadores fisiológicos ligados, onde nosso corpo trabalha de forma diferente para cada uma dessas situações.

Uma grande definição da percepção seria:

Gestalt, palavra alemã sem tradução exata em português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar": a palavra gestalt tem o significado "(...)de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos."[

Entendendo o que é a lei da percepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com