TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior em Ciências Contábeis

Atividade Avaliativa – ATPS

Comportamento Organizacional

PROFESSOR EAD: MARIA YAEKO OZAKI

TUTOR PRESENCIAL: ELANE RAMALHO

TUTORA A DISTÂNCIA: ALEX GUIDI

CARMEM REGILDA MATOS DE LIMA RA 6954500860

DANIELA DA COSTA SILVA SANTOS RA 6571282531

JOSILENE MARIA DE OLIVEIRA RA 6376223531

MARIA VAGNA COUTINHO SOARES RA 6503232672

TAGUATINGA / DF

2013

CARMEM REGILDA MATOS DE LIMA RA 6954500860

DANIELA DA COSTA SILVA SANTOS RA 6571282531

JOSILENE MARIA DE OLIVEIRA RA 6376223531

MARIA VAGNA COUTINHO SOARES RA 6503232672

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR EAD: MARIA YAEKO OZAKI

TUTOR PRESENCIAL: ELANE RAMALHO

TUTORA A DISTÂNCIA: ALEX GUIDI

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

TAGUATINGA

ANO 2013

ÍNDICE

01 – DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL....................................05

1.1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: SISTEMA ABERTO E FECHADO....05

1.2 – TABELA SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO...............................06

02 – PESQUISA DO CONCEITO DE INOVAÇÃO...............................................................07

03 – UMA VANTAGEM COMPETITIVA.............................................................................08

04–COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.................................................................................09

CONCLUSÃO..........................................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................12

INTRODUÇÃO

Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.

Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Por isso, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, do que a população está precisando, onde estão os funcionários mais competentes, enfim, aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia.

01 – DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

È a área que busca estudar, compreender o comportamento humano, dentro das organizações. Observando suas ações e atitudes, individuais ou em grupos nas atividades organizacionais, conforme lido no artigo de Karla Sampaio, “Comportamento Organizacional - Princípios”, no site Administradores.com. Tem como finalidade a explicação: o que aponta os motivos que levam a tais acontecimentos; previsão: está voltado para fatos futuros; controle: tem como objetivo questionar, pois não é fácil compreender o comportamento humano. A principal característica a observação que consiste na visão da convivência com colegas de trabalho, a utilização de equipamentos e forma de trabalhar. Partindo deste conceito o C.O. só começou a ser usado no início da década de 50, quando alguns pesquisadores das áreas da psicologia, economia, entre outras, começaram a criar uma estrutura única de pesquisas organizacionais. Essas pesquisas acabam contribuindo para o crescimento da empresa, com esse estudo a empresa acaba identificando os problemas e assim obtendo resultados positivos. Este trabalho leva a melhoria de condições de trabalho e trazendo melhor rendimentos dos funcionários, o ambiente mais saudável.

1.1 - Comportamento organizacional: sistemas aberto e fechado.

Com o passar do tempo fomos nos especializando cada vez mais. Que acabou ficando impossível caber à apenas a uma pessoa incorporar todas as informações, voltada a vários ramos do conhecimento.

Os pesquisadores do grupo de analises de sistemas do Instituto de Pesquisas Especiais afirmaram de maneira bastante clara que:

“as especialidades não são independentes umas das outras. Na realidade, elas são criações do nosso espírito. A nossa mente. Com finalidade de compreender a realidade que é complexa, lança mão do recurso de classificação segundo as chamadas especialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com