TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  5.650 Palavras (23 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 23

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional (CO) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Na realidade o CO retrata a contínua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente constitui uma importante área de conhecimento para toda pessoa que necessite lidar com organizações – seja para criar novas organizações, mudar organizações existentes, trabalhar em organizações, investir em organizações, ou mais importante ainda, dirigir organizações. No fundo, o CO é uma disciplina acadêmica que surgiu como um corpo interdisciplinar de conhecimentos para estudar e retratar o comportamento humano nas organizações, não é as organizações que apresentam um comportamento, mas sim as pessoas e grupos que delas participam e nelas atuam.

O CO esta relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações. O CO trata do comportamento individual, isto é de tópicos com a personalidade, atitudes, percepção, aprendizado, motivação, e esta relacionado com o comportamento grupal, isto é inclui tópicos como normas, papéis, construção de equipes e conflitos e, nesse sentido, baseia-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais. O comportamento de um grupo de pessoas não pode ser compreendido apenas pelas somas das ações dos indivíduos agindo sozinhos. O comportamento grupal é diferente do comportamento individual.

ETAPA 1

Conceito de CO.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. O conceito corresponde a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

Primeiramente uma definição de comportamento organizacional escrita por Dubrin (2003, p. 02):

"Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento."

O mesmo autor ainda complementa que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.

Um dos requisitos essenciais para entrar e sobreviver no moderno local de trabalho é ter habilidades apropriadas. Uma pessoa precisa de habilidades relacionadas à disciplina, logo, quando se estuda o comportamento organizacional, as habilidades podem acrescentar algo a mais na análise. Dubrin (2003) complementa que o comportamento organizacional também se resume na realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e é dessa forma que se destaca o autoconhecimento e a auto percepção.

Os estudos possibilitaram mudanças nas condições de vida do profissional brasileiro e a quebra de muitos paradigmas. Com os avanços demográficos e os conhecimentos na área de psicologia, o envelhecimento proporcionou melhorias na perspectiva de vida e de trabalho.

A definição do Comportamento Organizacional, segundo (John R), em sua definição ele nos relata as mudanças das organizações, e da importância de novas tecnologias, e do desafio de gerenciar uma organização de um modo inovador e moderno.

“As organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época cheia de desafios” (John R).

John R nos mostra as necessidades de mudanças, de busca continua de novas ideias, da forma de transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia, buscando aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

Ele cita em suas definições do CO, o desenvolvimento humano em seu ambiente de trabalho, a importância das atividades em grupo, e de como se comportar diante de uma situação entre colaborador e organização, da ética e dos seus valores.

O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e a organização.

Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; Indivíduos, Grupos e Estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Segundo Chiavenato (2007) A Estrutura tem dois tipos de sistemas:

Sistema Aberto: De elevada permeabilidade, isto é, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem intensas transações com seu ambiente externo. Por essa razão apresenta pouca previsibilidade no seu comportamento. O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e saídas, nem sempre bem conhecidas graças ao seu intenso intercambio com o meio ambiente. Ex.: sistemas vivos ou orgânicos, mais complexos e de difícil caracterização, organizações, empresas, economia global ou nacional, mercados, negócios, pessoas.

Sistema Fechado: de pouca ou nenhuma permeabilidade, isto é, tem pouquíssimas entradas ou saídas em relação ao ambiente externo. Na verdade, nunca há um sistema absolutamente fechado ou hermético. Suas entradas e saídas são limitadas, bem conhecidas e perfeitamente determinadas, guardando entre si uma relação de causa e efeito que pode ser matematicamente conhecida. Uma determinada influência ambiental provoca um determinado efeito ou comportamento do sistema. Por essa razão apresenta elevada previsibilidade no seu comportamento. São os sistemas mecânicos ou determinísticos. Ex.: Motores, artefatos, programações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com