TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Unidade 1

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional Unidade 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

No mundo incerto e caótico em que vivemos atualmente, o modelo organizacional que melhor pode funcionar é a “estrutura orgânica”. Toda e qualquer empresa na contemporaneidade, enfrenta inúmeras inseguranças referentes às mudanças ambientais, tecnológicas, políticas, comportamentais e econômicas. O mundo se tornou um lugar de inseguranças. Sabemos que os administradores nunca foram capazes de prever o futuro, mas nos últimos tempos as mudanças vêm ocorrendo em uma velocidade espantosa. Por isso, o tipo de estrutura que funcionava nas décadas de 60 e 70 não funciona mais. As organizações flexíveis são capazes de se reposicionarem no mercado, mudar as regras de seus jogos e refazer suas estratégias atuais. A estrutura orgânica possui uma ampla rede de informações, envolve grande participação no processo decisório, tem baixa formalização e utiliza equipes multifuncionais.

a.

Não Concordo, pois acredito que a estrutura mecanicista ainda têm seu enorme e eficiente espaço no mercado organizacional, pois a alta especialização, formalização e rígida hierarquia de processo decisório tornam as empresas em “cases”de sucesso. A estrutura mecanicista é a alternativa para tempos incertos, pois permite que as empresas produzam a preços mais baixos e repassem esta economia para a redução de preços.

b.

Concordo, pois realmente a estrutura orgânica responde melhor aos tempos incertos, onde todos e tudo sofrem readaptações o tempo todo.A estrutura orgânica solicita flexibilidade, e esta flexibilidade que pode gerar a capacidade de uma empresa absorver, causar ou responder rapidamente às mudanças estratégicas. As organizações flexíveis são capazes de se reposicionarem no mercado, mudar as regras de seu jogo e refazer as suas estratégias atuais, movimentando-se com velocidade.

c.

Não concordo, pois a flexibilidade de uma estrutura orgânica gera custos altos e desnecessários. Gera confusão entre os funcionários e em nada agrega no sentido do atravessamento das incertezas mundiais.

d.

Concordo em parte, pois tanto a estrutura orgânica como a estrutura mecanicista podem bem atender a demanda das empresas frente às turbulências da contemporaneidade. A estrutura mecanicista maximiza a eficiência, permitindo que as empresas produzam a custos mais baixos e repassem essa economia para a redução de preços. Enquanto houver consumidores que prefiram preços baixos em vez das últimas novidades, a estrutura mecanicista vai sobreviver. Por outro lado, a estrutura orgânica pela sua flexibilidade, é capaz de reposicionar a empresa no mercado, mudar as regras do jogo, refazer as suas estratégias com velocidade. A flexibilidade exige que a organização possua recursos de sobra.

e.

Concordo, pois é a ação da grande maioria das empresas na contemporaneidade.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Thomas é vice-presidente de uma estatal com profunda formação na área da engenharia civil, e percebe-se em seu perfil uma grande capacidade de aplicação desses conhecimentos em seu trabalho. Diariamente em sua rotina de executivo ele aplica conhecimentos oriundos de sua área de conhecimento. Deduzimos com isso, que Thomas possui habilidade:

a.

Conceitual

b.

Humana

c.

Técnica

d.

Educativa

e.

Bem-Sucedida

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Os valores compartilhados entre os funcionários do site YAHOO são explicitados pelo lema “Faça loucuras, mas não faça nada estúpido”. Este lema orienta os funcionários quando desenvolvem os programas de entretenimento e serviços da internet. A criatividade dos funcionários é a chave para que o YAHOO se mantenha como portal líder no mercado virtual. A empresa contrata jovens informatas entusiasmados que trabalham em um ambiente informal, com poucas regras e regulamentos que possam inibir seu processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com