TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções sobre o desenvolvimento da criança e o papel da família

Artigo: Concepções sobre o desenvolvimento da criança e o papel da família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Pensar como circulam em nossa sociedade concepções sobre o desenvolvimento da criança e o papel da família, da comunidade, da instituição educacional e dos órgãos governamentais na educação de meninos e meninas no contexto brasileiro.

1 – Por que é importante que o profissional da educação reflita sobre estas concepções?

R: É importante que o profissional da educação infantil reflita sobre estas concepções para o desenvolvimento da criança seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação, atendendo as determinações da (LDB) Lei de Diretrizes e Bases LEI 9394/96.

O objetivo do educador é contribuir para que as crianças tenham um desenvolvimento integral onde futuramente se tornarão cidadãos de bens. Mas para que isso aconteça, é preciso também a participação e acompanhamento da família nas atividades e no comportamento de seus filhos na escola, pois, a primeira forma de educação que a criança recebe é a doméstica, isso, sendo, que a criança conviva com uma família bem estruturada, pois tanto o menino quanto a menina que esteja no convívio de uma família desestruturada por brigas, drogas, álcool, e etc, terão dificuldade na aprendizagem, desenvolvimento e relacionamento com os colegas, podendo indicar problemas originados em casa. Não deixando de falar também, que é de suma importância que os órgãos governamentais cooperem para um bom desenvolvimento da educação infantil, às crianças de zero a seis anos, sendo reconhecido pela Instituição Federal de 1988, em creches e pré-escolas. É dever do Estado e um direito de toda criança.

2 – O que modifica a situação do atendimento às crianças pequenas?

R: O que modifica o atendimento às crianças pequenas, são as contínuas mudanças econômicas e culturais que provocam transformações sociais, causando modificações no funcionamento tanto das famílias quanto na educação das crianças pequenas em todas as camadas sociais.

3 – Quais as discussões em torno da idéia de JARDIM DE INFÂNCIA?

R: As discussões em torno da idéia de Jardim de Infância é que a criança deve ter um atendimento de qualidade e que sejam respeitadas suas particularidades de sujeitos em desenvolvimento. Tem que fazer valer os direitos das crianças sendo observado para que não haja falha no planejamento e execução da infraestrutura pública do município.

4 – Porque as creches foram consideradas soluções paliativas?

R: As creches foram consideradas soluções paliativas porque foram reivindicadas pelos movimentos de mulheres que precisavam trabalhar fora e deixar seus filhos em algum lugar. E no decorrer do tempo, com essa luta, a creche virou um direito da mulher trabalhadora, para a de um direito da criança à educação. Devido as mães terem que trabalhar fora, e seus filhos ficarem sem os cuidados básicos necessários para sua sobrevivência, a taxa de mortalidade infantil aumentou, aumentando também, os acidentes domésticos e a desnutrição, fazendo com que chamasse a atenção dos religiosos, empresários e educadores, passando então, por uma solução paliativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com